terça-feira, 9 de julho de 2013

Abordagem Sócio-cultura


 5.1 Características gerais
  
Surge após a 2ª guerra mundial e preocupa-se com a democratização da alfabetização e expansão da educação principalmente a alfabetização de jovens e adultos. A preocupação com as pessoas desenvolver o ato de aprender,e não só ter as coisas prontas,em outra palavras para que possam se desenvolver como pessoas de uma sociedade a evoluir.

5.2 Homem e  mundo

O homem como sujeito e o mundo como objeto, na obra de Paulo freire o homem é o sujeito da educação, onde o sujeito (homem) se interage com o mundo (objeto).
Segundo esta visão o homem tem vocação de ser sujeito, mas no contexto onde vive, a educação deve próprio indivíduo.

5.3 sociedade cultural

O homem cria cultura na medida em que se integra com condição do seu contexto de vida.
Relação opressor-oprimido: o homem quando toma consciência que vive oprimido ele tem que mudar essa situação.
Na sociedade latino-americana conquistada por espanhóis e portugueses, a cultura do silêncio tomou forma, ou seja, os povos são aprisionados com uma visão distorcidas das coisas,e acabam se conformando com sua situação,na verdade todos os povos são mantidos anestesiados  pelo sistema governante da cultura do não-a-educação.

5.4 Conhecimento

Os modelos não funcionam para esta abordagem. O processo é sempre inacabado, contínuo e progressivo, a realidade muda quando contribuímos para a mudança do outro. O conhecimento é inacabado, e sempre objetiva uma idéia crítica.

5.5 Educação

 A educação é precedida de uma reflexão sobre o homem e seu meio de vida, seu principal objetivo é o desenvolvimento de uma atitude crítica, garantindo a aprendizagem do indivíduo. Na passagem da consciência primitiva para a consciência crítica, a educação tem papel de suma importância.

5.6 Escola

A educação não é restrita apenas à escola, assumindo um caráter amplo, onde seja possível o crescimento dos alunos e do próprio professor.

5.7 Ensino-aprendizagem

A relação ensino-aprendizagem deve superar a relação entre opressor e oprimido, onde o homem luta por sua libertação. A educação é problematizadora, sendo muito importante entender que os homens educam-se entre si, mediados pelo mundo.

5.8. Professor-aluno

A relação professor-aluno não é imposta, o professor juntamente com seu aluno, passam a questionar a cultura dominante, passando a valorizar a cultura do próprio aluno. O professor juntamente com os alunos procuraram superar a consciência ingênua.

5.9. Metodologia

A metodologia do ensino é através de um conteúdo próprio, e usa técnicas de ação e reflexão, criando situações existenciais, onde professores e alunos podem refletir de forma crítica sobre os objetivos que os unem.

5.10. Avaliação

A avaliação nesta abordagem é feita através de auto-avaliação e avaliação mútua da prática educativa por professor e alunos, não fazendo qualquer sentido a avaliação por notas, exames, etc.

5.11. Considerações finais

Na abordagem sócio-cultural a educação tem caráter amplo e não fica restrita as situações formais de aprendizagem, contrapondo-se ao ensino tradicional e a abordagem comportamentalista, tem no diálogo e nas situações de aprendizagem a garantia do conhecimento, comprometendo constantemente os alunos com os seus problemas existenciais.

Grupo 8
Debora Almeida
Sergivan Pereira

Tiago Gomes 

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