5.1
Características gerais
Surge
após a 2ª guerra mundial e preocupa-se com a democratização da alfabetização e
expansão da educação principalmente a alfabetização de jovens e adultos. A
preocupação com as pessoas desenvolver o ato de aprender,e não só ter as coisas
prontas,em outra palavras para que possam se desenvolver como pessoas de uma
sociedade a evoluir.
5.2 Homem e
mundo
O homem como sujeito e o mundo como objeto, na
obra de Paulo freire o homem é o sujeito da educação, onde o sujeito (homem) se
interage com o mundo (objeto).
Segundo esta visão o homem tem vocação de ser
sujeito, mas no contexto onde vive, a educação deve próprio indivíduo.
5.3 sociedade cultural
O homem cria cultura na medida em que se
integra com condição do seu contexto de vida.
Relação opressor-oprimido: o homem quando toma
consciência que vive oprimido ele tem que mudar essa situação.
Na sociedade latino-americana conquistada por
espanhóis e portugueses, a cultura do silêncio tomou forma, ou seja, os povos
são aprisionados com uma visão distorcidas das coisas,e acabam se conformando
com sua situação,na verdade todos os povos são mantidos anestesiados pelo sistema governante da cultura do
não-a-educação.
5.4 Conhecimento
Os modelos não funcionam para esta abordagem.
O processo é sempre inacabado, contínuo e progressivo, a realidade muda quando
contribuímos para a mudança do outro. O conhecimento é inacabado, e sempre
objetiva uma idéia crítica.
5.5 Educação
A
educação é precedida de uma reflexão sobre o homem e seu meio de vida, seu
principal objetivo é o desenvolvimento de uma atitude crítica, garantindo a
aprendizagem do indivíduo. Na passagem da consciência primitiva para a
consciência crítica, a educação tem papel de suma importância.
5.6 Escola
A educação não é restrita apenas à escola,
assumindo um caráter amplo, onde seja possível o crescimento dos alunos e do
próprio professor.
5.7 Ensino-aprendizagem
A relação ensino-aprendizagem deve superar a
relação entre opressor e oprimido, onde o homem luta por sua libertação. A
educação é problematizadora, sendo muito importante entender que os homens
educam-se entre si, mediados pelo mundo.
5.8. Professor-aluno
A relação professor-aluno não é imposta, o
professor juntamente com seu aluno, passam a questionar a cultura dominante,
passando a valorizar a cultura do próprio aluno. O professor juntamente com os
alunos procuraram superar a consciência ingênua.
5.9. Metodologia
A metodologia do ensino é através de um
conteúdo próprio, e usa técnicas de ação e reflexão, criando situações
existenciais, onde professores e alunos podem refletir de forma crítica sobre
os objetivos que os unem.
5.10. Avaliação
A avaliação nesta abordagem é feita através de
auto-avaliação e avaliação mútua da prática educativa por professor e alunos,
não fazendo qualquer sentido a avaliação por notas, exames, etc.
5.11. Considerações finais
Na abordagem sócio-cultural a educação tem
caráter amplo e não fica restrita as situações formais de aprendizagem,
contrapondo-se ao ensino tradicional e a abordagem comportamentalista, tem no
diálogo e nas situações de aprendizagem a garantia do conhecimento,
comprometendo constantemente os alunos com os seus problemas existenciais.
Grupo 8
Debora Almeida
Sergivan Pereira
Tiago Gomes
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