UNIVERSIDADE ESTADUAL
DO SUDOESTE DA BAHIA
CURSO DE LICENCIATURA
EM QUÍMICA
ABORDAGEM HUMANISTA
- Características Gerais
Nesta abordagem é dada a
ênfase no papel do sujeito como principal elaborador do conhecimento
humano. Da ênfase ao crescimento que dela se resulta, centrado no
desenvolvimento da personalidade do indivíduo na sua capacidade de
atuar como uma pessoa integrada. O professor em si não transmite o
conteúdo, dá assistência sendo facilitador da aprendizagem. O
conteúdo advém das próprias experiências do aluno o professor não
ensina: apenas cria condições para que os alunos aprendam.
- Homem
É considerado como uma
pessoa situada no mundo. Não existem modelos prontos nem regras a
seguir, mas um processo de vir a ser. O objetivo do ser humano é a
autorealização ou uso pleno de suas potencialidades e capacidades o
homem se apresenta como um projeto permanente e mau acabado.
- Mundo
O mundo é algo produzido
pelo homem diante de si mesmo. O mundo teria o papel fundamental de
crias condições de expressão para a pessoa, cuja tarefa vital
consiste no pleno desenvolvimento do seu potencial inerente. A ênfase
é no sujeito mais uma das condições necessárias para o
desenvolvimento individual é o ambiente. Na experiência pessoal e
subjetiva o conhecimento é construído no decorrer do processo de
vir a ser da pessoa humana. É atribuída ao sujeito papel central e
primordial na elaboração e criação do conhecimento.
Ao experienciar o homem
conhece. O conhecimento é inerente à atividade humana. O ser humano
tem curiosidade natural para o conhecimento.
- Educação
Trata-se da educação
centrada na pessoa, já que nessa abordagem o ensino será centrado
no aluno. A educação tem como finalidade primeira a criação de
condições que facilitam a aprendizagem de forma que seja possível
seu desenvolvimento tanto intelectual como emocional seria a criação
de condições nas quais os alunos pudessem tornar-se pessoas de
iniciativas, de responsabilidade, autodeterminação que soubessem
aplicar-se a aprendizagem no que lhe servirão de solução para seus
problemas servindo-se da própria existência. Nesse processo os
motivos de aprender deverão ser do próprio aluno.Autodescoberta e
autodeterminação são características desse processo.
- Escola
A escola será uma escola
que respeite a criança tal qual é, que ofereça condições para
que ela possa desenvolver-se em seu processo possibilitando a
autonomia do aluno . O princípio básico consiste na idéia da não
interferência com o crescimento da criança e de nenhuma pressão
sobre ela.
O ensino numa abordagem
como esta consiste num produto de personalidades únicas, respondendo
as circunstâncias únicas num tipo especial de relacionamentos.
A aprendizagem tem a
qualidade de um envolvimento pessoal.
- Professor-Aluno
Cada professor
desenvolverá seu próprio repertório de uma forma única,
decorrente da base percentual de seu comportamento. O processo de
ensino irá depender do caráter individual do professor, como ele se
relaciona com o caráter pessoal do aluno. Assume a função de
facilitador da aprendizagem e nesse clima entrará em contato com
problemas vitais que tenham repercussão na existência do estudante.
Isso implica que o
professor deva aceitar o aluno tal como é e compreender os
sentimentos que ele possui. O aluno deve responsabilizar-se pelos
objetivos referentes à aprendizagem que tem significado para eles.
As qualidades do
professor podem ser sintetizadas em autenticidade compreensão
empática, aceitação e confiança no aluno.
- Metodologia
Não se enfatiza técnica
ou método para facilitar a aprendizagem. Cada educador eficiente
deve elaborar a sua forma de facilitar a aprendizagem no que se
refere ao que ocorre em sala de aula é a ênfase atribuída a
relação pedagógica, a um clima favorável ao desenvolvimento das
pessoas que possibilite liberdade para aprender.
- Avaliação
Só o indivíduo pode
conhecer realmente sua experiência, só pode ser julgada a partir de
critérios internos do organismo. O aluno deverá assumir formas de
controle de sua aprendizagem, definir e aplicar os critérios para
avaliar até onde estão sendo atingidos os objetivos que pretende,
com responsabilidade. O diretivismo no ensino é aqui substituído
pelo não diretivismo: As relações verticais impostas por relações
EU - TU e nunca EU - ISTO; As avaliações de acordo com padrões
prefixados, por auto-avaliação dos alunos.
Considerando-se, pois, o
fato de que só o indivíduo pode conhecer realmente a sua
experiência, esta só pode ser julgada a partir de critérios
internos do organismo.
Equipe:
Clécio Marques
Jarbas Porto
Lucival Oliveira
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