domingo, 30 de junho de 2013

Capitulo 1 - Abordagem tradicional


1.1 CARACTERÍSTICAS GERAIS
      A abordagem tradicional é marcada pelo ensino rigoroso,na qual os padrões são muito respeitados e fundamenta-se em práticas educativas e sua difusão ao longo dos anos.
      O ensino é centrado no professor, figura indispensável para transmissão de conhecimentos, considerado como detentor do saber. O aluno é apenas um receptor que executa as determinações que lhe são impostas, que não emite suas ideias, não interroga, nem dialoga com a autoridade exterior.

1.2 HOMEM
      Para os tradicionalistas o homem é apenas um receptor de informações, uma espécie de tabula rasa, uma página em branco, que ao longo do tempo são gravadas informações providas do meio externo.

1.3 MUNDO
      Como o mundo é algo externo ao indivíduo, ele também transmite processos de educação através da realidade.
      Com esse conhecimento, o indivíduo compreende melhor o meio em que vive e dessa forma contribui para o domínio do mundo.

1.4 SOCIEDADE-CULTURA
      Uma das intenções do ensino é atribuir valores culturais da sociedade na qual o ser está inserido, transferindo as experiências das gerações adultas para as gerações futuras, como também para a sociedade.
     “A reprovação do aluno passa a ser necessária quando o mínimo cultural para aquela faixa não foi atingido, e as provas e exames são necessários para a constatação de que este mínimo exigido para cada série foi adquirido pelo aluno.”
      Esse tipo de sociedade alimenta um sistema de ensino baseado na educação bancária, de Paulo Freire. Ou seja, uma educação que se caracteriza em depositar as informações no aluno.

1.5 CONHECIMENTO
‘A inteligência é uma faculdade capaz de acumular informações. ’
      O ser humano precisa incorporar as informações sobre o mundo e guardá-las, para posteriormente transferi-las.
      Dispõe-se em conservar as definições, os resumos que lhe são apresentados no processo educativo, oferecendo aos alunos, somente os resultados finais dos processos, para que sejam armazenados.

1.6 EDUCAÇÃO 
      Apesar de a educação ser um processo amplo para alguns autores, ela é entendida como instrução limitada a ação da escola, que por sua vez, transmite informações já pré-selecionadas e organizadas logicamente.
“A educação como um produto”

1.7 ESCOLA
      É tida como principal agência facilitadora do conhecimento. “Lugar onde se raciocina”, afirma Chartier. O professor por sua vez serve como mediador entre o aluno e os modelos já formados.

1.8 ENSINO – APRENDIZAGEM
Professor(agente) – Aluno (ouvinte)
      Enfatiza-se a sala de aula, na qual, a autoridade máxima (professor) transmite os conteúdos de forma predefinida.
      Existe uma problemática no ensino tradicional, que é a intervenção do professor, onde na maioria das vezes, tem-se a atuação de apenas um dos dois pólos da relação, na qual os alunos acabam adquirindo apenas uma parcela da informação.
     Caracterizando o ensino como o verbalismo do mestre e a memorização do aluno.

1.9 PROFESSOR - ALUNO
      Relação vertical(Professor-Aluno), sendo que o poder das decisões quanto a metodologia compete apenas ao professor.
      A função do educador é de servir como um intermediário entre o estudante e os modelos culturais. Cobrando do aluno, uma reprodução automática dos dados fornecidos.

1.10 METODOLOGIA
     Caracteriza-se por um ensino automático, artificial.  O professor já traz o conteúdo pronto e o aluno restringe-se apenas a escutar.

1.11 AVALIAÇÃO
     Visa a precisão na reprodução do conteúdo visto em sala de aula. Considerando as provas, exercícios, atividades, etc.

1.12 CONSIDERAÇÕES FINAIS
      A abordagem tradicional leva-nos a supor e aceitar que o conhecimento provém essencialmente do meio, e dessa forma é transmitida ao indivíduo através da escola.
      Para Snyders, o ensino tradicional é o ensino verdadeiro, onde a atividade de ensinar está centrada no professor que a expõe e interpreta, conduzindo o aluno ao contato com as grandes realizações da humanidade e da cultura em geral. (MIZUKAMI, 1986, p.8)


Grupo 4: Gabriela Moraes
                Jailane Almeida 
                Tassio Correia.


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