1.1 CARACTERÍSTICAS GERAIS
A abordagem tradicional é marcada pelo ensino rigoroso,na
qual os padrões são muito respeitados e fundamenta-se em práticas educativas e
sua difusão ao longo dos anos.
O ensino é centrado no professor, figura indispensável para
transmissão de conhecimentos, considerado como detentor do saber. O aluno é
apenas um receptor que executa as determinações que lhe são impostas, que não
emite suas ideias, não interroga, nem dialoga com a autoridade exterior.
1.2
HOMEM
Para os tradicionalistas o homem é apenas um receptor de
informações, uma espécie de tabula rasa, uma página em branco, que ao longo do
tempo são gravadas informações providas do meio externo.
1.3
MUNDO
Como o mundo é algo externo ao indivíduo, ele também
transmite processos de educação através da realidade.
Com esse conhecimento, o indivíduo compreende melhor o meio
em que vive e dessa forma contribui para o domínio do mundo.
1.4
SOCIEDADE-CULTURA
Uma das intenções do ensino é atribuir valores culturais da
sociedade na qual o ser está inserido, transferindo as experiências das
gerações adultas para as gerações futuras, como também para a sociedade.
“A reprovação do aluno passa a ser necessária quando o mínimo
cultural para aquela faixa não foi atingido, e as provas e exames são necessários
para a constatação de que este mínimo exigido para cada série foi adquirido
pelo aluno.”
Esse tipo de sociedade alimenta um sistema de ensino baseado
na educação bancária, de Paulo
Freire. Ou seja, uma educação que se caracteriza em depositar as informações no
aluno.
1.5
CONHECIMENTO
‘A
inteligência é uma faculdade capaz de acumular informações. ’
O ser humano precisa incorporar as informações sobre o mundo
e guardá-las, para posteriormente transferi-las.
Dispõe-se em conservar as definições, os resumos que lhe são
apresentados no processo educativo, oferecendo aos alunos, somente os resultados
finais dos processos, para que sejam armazenados.
1.6 EDUCAÇÃO
Apesar de a educação ser um processo amplo para alguns
autores, ela é entendida como instrução limitada a ação da escola, que por sua
vez, transmite informações já pré-selecionadas e organizadas logicamente.
“A educação como um
produto”
1.7 ESCOLA
É tida como principal agência facilitadora do conhecimento.
“Lugar onde se raciocina”, afirma Chartier. O professor por sua vez serve como
mediador entre o aluno e os modelos já formados.
1.8 ENSINO –
APRENDIZAGEM
Professor(agente) –
Aluno (ouvinte)
Enfatiza-se a sala de aula, na qual, a autoridade máxima
(professor) transmite os conteúdos de forma predefinida.
Existe uma problemática no ensino tradicional, que é a intervenção
do professor, onde na maioria das vezes, tem-se a atuação de apenas um dos dois
pólos da relação, na qual os alunos acabam adquirindo apenas uma parcela da
informação.
Caracterizando o ensino como o verbalismo do mestre e a
memorização do aluno.
1.9 PROFESSOR - ALUNO
Relação vertical(Professor-Aluno), sendo que o poder das
decisões quanto a metodologia compete apenas ao professor.
A função do educador é de servir como um intermediário entre
o estudante e os modelos culturais. Cobrando do aluno, uma reprodução
automática dos dados fornecidos.
1.10 METODOLOGIA
Caracteriza-se por um ensino automático, artificial. O professor já traz o conteúdo pronto e o
aluno restringe-se apenas a escutar.
1.11 AVALIAÇÃO
Visa a precisão na reprodução do conteúdo visto em sala de
aula. Considerando as provas, exercícios, atividades, etc.
1.12 CONSIDERAÇÕES
FINAIS
A abordagem tradicional leva-nos a supor e aceitar que o
conhecimento provém essencialmente do meio, e dessa forma é transmitida ao
indivíduo através da escola.
Grupo 4: Gabriela Moraes
Jailane Almeida
Tassio Correia.
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