O capitulo Seis do Livro fornece informações em que num
primeiro momento, faz reflexões pertinentes às analises feitas nos capítulos Um
a Cinco deste livro, e num segundo momento as relativas às opções teóricas declaradas e praticas manifestas dos professores
que participaram da pesquisa.
Um dos pontos importantes que o capítulo expõe, é a
Multidimensionalidade do fenômeno educacional, considerada a nível teórico,
onde se pode perceber, a possibilidade de articulação do fenômeno educacional.
Outro assunto abordado no capitulo é que ele mostra soluções
dos problemas encontrados nas escolas pesquisadas, onde indica diversos modos
diferentes pra a resolução desses diferentes problemas, no qual muitas vezes
esses “passam despercebidos” pelas pessoas que poderiam ajudar solucionar os
mesmos.
Explica ainda que o papel das teorias abordadas nos outros
capítulos é muitas vezes limitado, pois apesar de terem muitos aspectos
sistematizados, as teorias ou são incompletas no sentido de estarem ainda em
elaboração ou reelaboração, ou constituem explicações provisórias num
determinado momento, já que lhes fala, em alguns aspectos, a validação empírica
ou confronto com o real, já que muitas vezes o que se é tratado na teoria não é
posto em pratica. Torna-se ainda necessário mencionar que as teorias não são as
únicas fontes de respostas possíveis, completas e incorrigíveis, para as
situações de ensino-aprendizagem, pois elas são elaboradas para explicar, de
forma sistemática, determinados fenômenos.
Trata também da necessidade de articulação do aprender, do analisar e do discutir opções
teóricas existentes à execução, em situações concretas de ensino-aprendizagem,
de modo que a teoria e a pratica se aproximem cada vez mais. Explica que um dos
grandes problemas dos cursos de Licenciatura é que os futuros professores
raramente chegam a vivenciar propostas que foram discutidas, mostrando uma das
soluções, a estruturação dos cursos de forma que a teoria e a pratica
pedagógica não fosse consideradas de formas separadas, mas sim que a partir da
teoria pudesse entender a pratica e vice-versa, que por sua vez a pratica, irá
fornecer elementos para a compreensão do discurso
Como a pratica e a teoria não podem ser dicotomizadas, com
as teorias ocorre o contrario, em: Ensino tradicional (Abordagem tradicional) e
Ensino renovado (Demais teorias), e dentre estas, a preferência das categorias
estudadas são as abordagens cognitivista e sócio-cultural, sendo a primeira a
mais escolhida pelos professores. O sucesso da cognitivista pode ser atribuído
supostamente ao fato dela, em seus conceitos e formulações elaborados
sistematicamente, pode abranger, num discurso convincente, tanto princípios do
liberalismo e do escolanovismo, no qual se opõe ao ensino tradicional.
O capitulo ainda volta a mencionar que o descompasso entre o
que os professores declaram preferir em termos teóricos, e o que realizam de
fato, na prática.
A partir das analises do capitulo e do texto em geral, o
capitulo ainda trás uma questão a ser discutida: O que fundamenta a ação docente?
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