Características Gerais
As abordagens comportamentalista se distingue
da supremacia do objeto empirismo, que faziam da experiência ou
experimentação planeja como a base do ambiente.
Skinner é um representante da análise funcional do
comportamento, segundo ele, cada parte do comportamento é uma função, têm seus
fundamentos no neobehaviorismo skimeriano. A análise dos processos são as quais
os comportamento humano é modelado e reforçado.
Homem
A ideia de que o indivíduo depende do meio é
extremamente importante para modelar o seu comportamento, de certa forma,
torna-se uma ação já pressuposta, organizada, muitas vezes detalhada e
dependendo das situações são anteriormente determinadas.
O homem nega ser conduzido através de outras
pessoas por querer ser auto-suficiente, mas por outro lado é possível observar
que com as suas atitudes se diz no direito de receber seus benefícios ou melhor
falando, elogios, o que produz a sensação de satisfação e nos leva a pensar na
hipótese de seres manipulados que agem por “influência”.
Mundo
A realidade para Skinner é um fenômeno
objetivo; o mundo já é construído e o homem é produto do meio. O meio pode ser
manipulado, sendo que o comportamento, por sua vez pode ser mudado modificando-se
as condições das quais ele é uma função, ou seja, alterando-se os elementos
ambientais. O meio seleciona podendo existir sem depender do homem.
Sociedade-cultura
Sociedade-cultura é
muito comentada por Skinner por suas propostas sempre visarem uma modificação
Social. Que para Skinner a sociedade ideal, é aquela que implicaria um
planejamento Social e cultural. Então no texto diz que se a sociedade ser bem
organizada, eficiente e bem
planejada alcançaram as contingências terminais.
Cultura passa a ser
representada pelos usos e costumes dominantes. Skinner afirma que cada cultura
têm seu próprio conjunto.
Conhecimento
Têm com base de
conhecimento a experiência planejada assim, podendo dizer que o conhecimento é
o resultado direto da experiência.
Skinner não se preocupa com os processos, mas se preocupou com controle do comportamento observável, e o comportamento é um desses objetos de estudo, portanto o conhecimento é estrutura indutivamente, via experiência.
Skinner não se preocupa com os processos, mas se preocupou com controle do comportamento observável, e o comportamento é um desses objetos de estudo, portanto o conhecimento é estrutura indutivamente, via experiência.
Educação
E educação está ligada com a transmissão cultural e, segundo Skinner, é
quase improvável ao estudante descobrir por si mesmo quaisquer parte
substancial da sabedoria de sua cultura.
O objetivo da educação é transmitir conhecimentos, práticas sociais, comportamentos éticos e habilidades básicas para o controle e manipulação do ambiente. A parti do momento que se percebe o poder que a educação tem de controlar, passa-se a conceber o ensino de uma maneira diferente e o sistema educacional tem como finalidade, promover mudanças nos indivíduos, sendo elas desejáveis ou relativamente permanentes, nas quais implicam tanto na obtenção de novos comportamentos, quanto as modificações que já existem. Muitos negam esse poder que a educação possui que é um problema epistemológico e que persiste o de se saber justamente aquilo que se quer ensinar.
Escola
A escola deverá se adaptar de acordo com os comportamentos que se deseja manter . Cabe a ela portanto manter, conservar e em parte modificar os padrões de comportamento aceito como úteis e desejáveis para uma sociedade, considerando-se em determinado contexto cultural.
A escola está ligada a outras agências controladoras da sociedade, do sistema social bem como governo, política, economia, etc.
Para Skinner, a tradição educativa ocidental, determina uma educação voltada para o saber, para o conhecimento, que estão intimamente ligados ao comportamento verbal destacados nas escolas, onde a preocupação maior é a obtenção e não a manutenção do comportamento.
Skinner critica esse modelo de escola porque o controle aversivo não leva a uma aprendizagem efetiva, pelo fato de está em desarmonia com os ideais de democracia, direitos humanos etc, divulgados por essa sociedade ocidental. Nesse caso, a escola deixa de ser um espaço de aprendizado para ser um agente direcionado ao comportamento humano que tem como finalidade moldar o indivíduo para que ele se encaixe no contexto sócio cultural que dirige a cultural, formando um indivíduo social, e não com ideias próprias e com capacidade de desenvolver sua individualidade e suas características pessoais, mas transformando o conteúdo pessoal, em conteúdo social.
O objetivo da educação é transmitir conhecimentos, práticas sociais, comportamentos éticos e habilidades básicas para o controle e manipulação do ambiente. A parti do momento que se percebe o poder que a educação tem de controlar, passa-se a conceber o ensino de uma maneira diferente e o sistema educacional tem como finalidade, promover mudanças nos indivíduos, sendo elas desejáveis ou relativamente permanentes, nas quais implicam tanto na obtenção de novos comportamentos, quanto as modificações que já existem. Muitos negam esse poder que a educação possui que é um problema epistemológico e que persiste o de se saber justamente aquilo que se quer ensinar.
Escola
A escola deverá se adaptar de acordo com os comportamentos que se deseja manter . Cabe a ela portanto manter, conservar e em parte modificar os padrões de comportamento aceito como úteis e desejáveis para uma sociedade, considerando-se em determinado contexto cultural.
A escola está ligada a outras agências controladoras da sociedade, do sistema social bem como governo, política, economia, etc.
Para Skinner, a tradição educativa ocidental, determina uma educação voltada para o saber, para o conhecimento, que estão intimamente ligados ao comportamento verbal destacados nas escolas, onde a preocupação maior é a obtenção e não a manutenção do comportamento.
Skinner critica esse modelo de escola porque o controle aversivo não leva a uma aprendizagem efetiva, pelo fato de está em desarmonia com os ideais de democracia, direitos humanos etc, divulgados por essa sociedade ocidental. Nesse caso, a escola deixa de ser um espaço de aprendizado para ser um agente direcionado ao comportamento humano que tem como finalidade moldar o indivíduo para que ele se encaixe no contexto sócio cultural que dirige a cultural, formando um indivíduo social, e não com ideias próprias e com capacidade de desenvolver sua individualidade e suas características pessoais, mas transformando o conteúdo pessoal, em conteúdo social.
Ensino-Aprendizagem
Os comportamentos nos alunos serão instalados e mantidos por
condicionantes e reforçadores arbitrários tais como: elogios, graus, notas,
prêmios, reconhecimentos do mestre e dos colegas, prestígio, etc.O ensino para
Skinner corresponde ao arranjo ou à
disposição de contingências para uma aprendizagem. eficaz
Professor-Aluno: Aos educandos caberia o controle do processo de aprendizagem, um controle científico da educação.
Na abordagem comportamentalista professor teria a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema ensino-aprendizagem, de tal forma que o desempenho do aluno seja maximizado o.
O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões.
e o professor diante da sua importância e resposbilidade e considerado por Skinner um engenheiro comportamental
disposição de contingências para uma aprendizagem. eficaz
Professor-Aluno: Aos educandos caberia o controle do processo de aprendizagem, um controle científico da educação.
Na abordagem comportamentalista professor teria a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema ensino-aprendizagem, de tal forma que o desempenho do aluno seja maximizado o.
O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões.
e o professor diante da sua importância e resposbilidade e considerado por Skinner um engenheiro comportamental
Metodologia
A metodologia é uma categoria que envolve vários
requisitos, mas entram em destaque a organização de um plano de aula bem
estruturado e o envolvimento estudantil para que possa haver o domínio e
interação com o conteúdo, sendo adaptadas conforme a necessidade e capacidade
de cada aluno, dessa forma, progredindo de maneira gradativa a aprendizagem.
Porém, para a determinação de uma metodologia é preciso que haja intercâmbio
professor-aluno e vice-versa, com o objetivo quebras as barreiras, conhecendo
uma técnica mais viável de conhecimento que implique na estrutura
comportamental, já que o indivíduo tem o hábito de se adaptar e/ou modelar ao
espaço que convive.
Considerações Finais
Ao decorrer da temática foi perceptível que o homem
depende do meio para modelar e formar suas ideias, que por sua vez mesmo
impensavelmente o indivíduo é controlado ou submetido a intervenção de outros,
pois, o homem pode pensar ser independente de sua ações, mas elas sempre serão
frutos de algo que já existia.
Grupo 5
Tarcisio
Renata
Rosivan
Joabes
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