domingo, 9 de junho de 2013

Abordagem Comportamentalista

Características Gerais

As abordagens comportamentalista se distingue da supremacia do objeto empirismo, que faziam da experiência ou experimentação planeja como a base do ambiente.
Skinner é um representante da análise funcional do comportamento, segundo ele, cada parte do comportamento é uma função, têm seus fundamentos no neobehaviorismo skimeriano. A análise dos processos são as quais os comportamento humano é modelado e reforçado. 

Homem

A ideia de que o indivíduo depende do meio é extremamente importante para modelar o seu comportamento, de certa forma, torna-se uma ação já pressuposta, organizada, muitas vezes detalhada e dependendo das situações são anteriormente determinadas.
O homem nega ser conduzido através de outras pessoas por querer ser auto-suficiente, mas por outro lado é possível observar que com as suas atitudes se diz no direito de receber seus benefícios ou melhor falando, elogios, o que produz a sensação de satisfação e nos leva a pensar na hipótese de seres manipulados que agem por “influência”.

Mundo

 A realidade para Skinner é um fenômeno objetivo; o mundo já é construído e o homem é produto do meio. O meio pode ser manipulado, sendo que o comportamento, por sua vez pode ser mudado modificando-se as condições das quais ele é uma função, ou seja, alterando-se os elementos ambientais. O meio seleciona podendo existir sem depender do homem.

Sociedade-cultura 

Sociedade-cultura é muito comentada por Skinner por suas propostas sempre visarem uma modificação Social. Que para Skinner a sociedade ideal, é aquela que implicaria um planejamento Social e cultural. Então no texto diz que se a sociedade ser bem organizada, eficiente e bem planejada alcançaram as contingências terminais.
Cultura passa a ser representada pelos usos e costumes dominantes. Skinner afirma que cada cultura têm seu próprio conjunto.

Conhecimento
Têm com base de conhecimento a experiência planejada assim, podendo dizer que o conhecimento é o resultado direto da experiência.
Skinner não se preocupa com os processos, mas se preocupou com controle do comportamento observável, e o comportamento é um desses objetos de estudo, portanto o conhecimento é estrutura indutivamente, via experiência.

Educação
E educação está ligada com a transmissão cultural e, segundo Skinner, é quase improvável ao estudante descobrir por si mesmo quaisquer parte substancial da sabedoria de sua cultura.
O objetivo da educação é transmitir conhecimentos, práticas sociais, comportamentos éticos e habilidades básicas para o controle e manipulação do ambiente. A parti do momento que se percebe o poder que a educação tem de controlar, passa-se a conceber o ensino de uma maneira diferente e o sistema educacional tem como finalidade, promover mudanças nos indivíduos, sendo elas desejáveis ou relativamente permanentes, nas quais implicam tanto na obtenção de novos comportamentos, quanto as modificações que já existem. Muitos negam esse poder que a educação possui que é um problema epistemológico e que persiste o de se saber justamente aquilo que se quer ensinar.

Escola

A escola deverá se adaptar de acordo com os comportamentos que se deseja manter . Cabe a ela portanto manter, conservar e em parte modificar os padrões de comportamento aceito como úteis e desejáveis para uma sociedade, considerando-se em determinado contexto cultural.

A escola está ligada a outras agências controladoras da sociedade, do sistema social bem como governo, política, economia, etc.
Para Skinner, a tradição educativa ocidental, determina uma educação voltada para o saber, para o conhecimento, que estão intimamente ligados ao comportamento verbal destacados nas escolas, onde a preocupação maior é a obtenção e não a manutenção do comportamento.
Skinner critica esse modelo de escola porque o controle aversivo não leva a uma aprendizagem efetiva, pelo fato de está em desarmonia com os ideais de democracia, direitos humanos etc, divulgados por essa sociedade ocidental. Nesse caso, a escola deixa de ser um espaço de aprendizado para ser um agente direcionado ao comportamento humano que tem como finalidade moldar o indivíduo para que ele se encaixe no contexto sócio cultural que dirige a cultural, formando um indivíduo social, e não com ideias próprias e com capacidade de desenvolver sua individualidade e suas características pessoais, mas transformando o conteúdo pessoal, em conteúdo social.
Ensino-Aprendizagem 

Os comportamentos nos alunos serão instalados e mantidos por condicionantes e reforçadores arbitrários tais como: elogios, graus, notas, prêmios, reconhecimentos do mestre e dos colegas, prestígio, etc.O ensino para Skinner corresponde ao arranjo ou à
disposição de contingências para uma aprendizagem. eficaz
Professor-Aluno: Aos educandos caberia o controle do processo de aprendizagem, um controle científico da educação.
Na abordagem comportamentalista professor teria a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema ensino-aprendizagem, de tal forma que o desempenho do aluno seja maximizado o.
O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões.
e o professor diante da sua importância e resposbilidade e considerado por Skinner um engenheiro comportamental
Metodologia

A metodologia é uma categoria que envolve vários requisitos, mas entram em destaque a organização de um plano de aula bem estruturado e o envolvimento estudantil para que possa haver o domínio e interação com o conteúdo, sendo adaptadas conforme a necessidade e capacidade de cada aluno, dessa forma, progredindo de maneira gradativa a aprendizagem. Porém, para a determinação de uma metodologia é preciso que haja intercâmbio professor-aluno e vice-versa, com o objetivo quebras as barreiras, conhecendo uma técnica mais viável de conhecimento que implique na estrutura comportamental, já que o indivíduo tem o hábito de se adaptar e/ou modelar ao espaço que convive.

Considerações Finais

Ao decorrer da temática foi perceptível que o homem depende do meio para modelar e formar suas ideias, que por sua vez mesmo impensavelmente o indivíduo é controlado ou submetido a intervenção de outros, pois, o homem pode pensar ser independente de sua ações, mas elas sempre serão frutos de algo que já existia.

Grupo 5

Tarcisio 
Renata 
Rosivan 
Joabes


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