sexta-feira, 7 de junho de 2013

Ensino: As abordagens do processo, capitulo 4.

Abordagem cognitivista.

 - Características gerais: a abordagem cognitivista é aquela que parte do estudo científico sobre como se dá a construção e a organização do conhecimento. A preocupação é principalmente voltada para o sujeito, para as formas como lidam com um estímulo, para sua capacidade de resolver problemas e organizar dados internamente.

- Homem e mundo: o homem e mundo serão analisados conjuntamente, já que o conhecimento é o produto da interação entre eles, entre sujeito e objeto. A medida que o homem modifica o ambiente em que vive, ele se modifica, avançando em estágios operacionais ( motores, verbais, mentais).

-Sociedade e cultura: os fatos sociológicos, pois, tais como regras , valores, normas, símbolos etc. De acordo com este posicionamento , variam de grupo para grupo, de acordo com o nível mental médio das pessoas que constituem o grupo.

- Conhecimento: o conhecimento é considerado como uma construção contínua. A passagem de um estado de desenvolvimento para o seguinte é sempre caracterizada por formação de novas estruturas que não existiam anteriormente no indivíduo.

- Educação: o processo educacional, consoante a teoria de desenvolvimento e conhecimento, tem um papel importante, ao provocar situações que sejam desequilibradoras para o aluno, desequilíbrios esses adequados ao nível de desenvolvimento em que a criança vive intensamente ( intelectual e efetivamente) cada etapa de seu desenvolvimento.

- Escola: segundo Piaget, a escola deveria começar ensinando a criança a observar. A verdadeira causa dos fracassos da educação formal , diz , decorre essencialmente do fato de se principiar pela linguagem ( acompanhada de desenhos, de ações fictícias ou narradas etc.) ao invés de o fazer pela ação real ou material.

- Ensino - aprendizagem: um ensino que procura desenvolver a inteligência deverá priorizar as atividades do sujeito, considerando-o inserido numa situação social . O ensino deve ser caracterizado no ensaio e no erro, ou seja, no levantamento de hipóteses e no teste dessas hipóteses, na pesquisa, na solução de problemas por parte do aluno.

- Professor - aluno: ambos os pólos da relação devem ser compreendidos de forma diferente da convencional, no sentido de um transmissor e um receptor de informação. Caberá ao professor criar situações, propiciando condições onde possam se estabelecer reciprocidade intelectual e cooperação ao mesmo tempo moral e racional.

-Metodologia: o desenvolvimento humano que traz implicações para o ensino. Uma das implicações fundamentais é a de que a inteligência se constrói a partir da troca do organismo como o meio, por meio das ações do indivíduo. A ação do indivíduo, pois, é centro do processo e o fator social ou educativo , sendo assim, constitui uma condição de desenvolvimento.

- Avaliação: a avaliação tem que ser realizada a partir de parâmetros extraídos da própria teoria e implicará      
verificar se o aluno já adquiriu noções. O rendimento poderá ser avaliado de acordo com a sua aproximação a uma norma qualitativa pretendida. O professor deve considerar as inúmeras respostas, sejam  
elas erradas, incompletas, pois em cada estágio de desenvolvimento humano a interpretação do mundo, dos fatos, é realizada de forma diferente.

- Considerações finais: tudo o que se aprende é assimilado por uma estrutura já existente e provoca uma reestruturação. Assim o professor deve estimular a busca de novas soluções, ou seja, novas maneiras de se entender a realidade e de se relacionar com ela.


Grupo 7

Alaine Correia
Diacuí Moraes
Jozeuma Nunes
Mariângela Caroline

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