terça-feira, 21 de maio de 2013

'' PRO DIA NASCER FELIZ ''.

O documentário de João Jardim, '' pro dia nascer feliz'' logo de inicio faz uma inter textualização de outro documentário de 1962  onde a questão abordada é se o colégio não seria a garantia do futuro dos jovens da época. A problemática da atualidade que circunda a realidade da educação brasileira não é mais essa, pois as escolas foram implantadas, muitos alunos ingressavam nela , mas o índice de alunos regulares nas escolas é muito baixo. Segundo dados do IBGE o Brasil tem a terceira maior taxa de evasão escolar numa escala de cem países , outro dado alarmante que deixa evidente a difícil situação educacional brasileira é que uma a cada  quatro pessoas que inicia o ensino fundamental no Brasil , abandonam as escolas antes de completar a ultima série, como indica o relatório de desenvolvimento 2012 , pelo programa das nações unidas para o desenvolvimento.
O documentário mostra também a discrepância existente entre o ensino privado e o publico , relatando através de historia de vida as condições humanitárias e educacionais das escolas de diferentes contextos sociais e econômicos oferecidas por cada serviço. João Jardim descreve o cotidiano de jovens em quatro escolas brasileiras, Pernambuco, São Paulo, Duque de Caxias e Rio de Janeiro com as quais é possível notar o abismo existente entre os dois serviços , o publico e o privado, onde as escolas publicas apresentam condições visivelmente precárias de higiene e é através  de relatos de lecionadores e alunos que fica evidente as dificuldades encontradas por ambos , o que acaba traduzindo o perfil comportamental e a postura adquirida por tais .O que se assemelha ao pensamento de Rousseau . '' O homem nasce bom e a sociedade o corrompe''.
Os professores estão sujeitos a educar em condições precárias , por falta de estimulo e pelo desinteresse dos alunos que não levam a sério seus estudos , gerando indisciplina dos dois lados , de modo que a escola fique a mercê de acolher todos esses alunos, sem distinção , ficando os professores com a difícil tarefa de incentivar os jovens a trilharem os seus futuros . 
como dizia Ernesto Che Guevara '' os jovens tem que ver o ensino como o bem que faz com que ele domine a natureza''. Não só os jovens mas é necessário também essa conscientização por parte dos governantes .

Grupo 7
Alaine Correia 
Jozeuma Nunes
Diacuí Moraes
Mariangela Caroline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos comentários ANÔNIMOS.