terça-feira, 27 de setembro de 2011

PRATICANDO APRENDO

                Do meu ponto de vista o emprego da disciplina “A prática de ensino e o professor de química”, foi muito importante, pois projetou aspectos que eu não estava acostumado a ver, ou nem sabia que existia, como: A importância do professor em sala de aula; a incessante busca do professor pelo conhecimento; os desafios que os professores têm para passar os assuntos; a violência sofrida pelos professores dentro, ou fora da sala; a decadência do ensino no Brasil; a imoralidade do sistema brasileiro, que se diz um sistema democrático, mas não faz esforços para a melhoria de nossa educação, tornando assim uma sociedade ignorante e adestrada; e a capacidade de professores e alunos na troca de conhecimentos, entre outros.
            Essa disciplina me fez abrir os olhos para um novo mundo, um mundo que acabou despertando minha curiosidade, e que me levou a ver com outros olhos a maneira de ensino em geral. O meu envolvimento com a disciplina, foi de extrema importância para mim, pois a cada trabalho feito; a cada trabalho apresentado, eu fui mudando meu jeito de ver as coisas, passei a enxergar a realidade que vivemos; a cada pensamento expressado pelos meus colegas, me serviu para a formação de meus próprios pensamentos; a cada aspecto negativo relacionado ao professor, me fazia pensar... pensar se era aquilo que eu realmente queria, confesso que tive muitas duvidas, e ate pensei em desistir, mas do meu ponto de vista, todos os aspectos negativos não superaram os aspectos positivos. A vontade de estar em sala de aula e o prazer de ensinar, me deu muita confiança para continuar. A partir desta disciplina aprendi que para ser um bom professor não basta apenas introduzir o assunto, para ser um bom professor, tem-se que, inovar suas idéias; manter-se atualizado; levar o aluno a ser curioso e questionador. Pra ser um bom professor não tem só que transmitir seus conhecimentos, e sim transmiti-lo de forma clara e objetiva. Aprendi que o professor nada mais é que um provocador.
            Um bom professor está sempre querendo aprimorar suas táticas de ensino, a criação do blog  feito pela professora Alcione, foi uma ótima tática de ensino, pois está visada no tempo contemporâneo, onde a maioria de nós, jovens, estamos diretamente conectados por redes sociais, facilitando assim, o nosso envolvimento com a disciplina. A criação do blog foi legal pra mim, pois todos os nossos trabalhos apresentado em sala de aula, foi postado nele, fazendo assim com que nós fizéssemos bastante esforços, pois tudo que foi feito por nós, iria ser avaliado não só pela professora, mas também por todos os seguidores do blog, pessoas que às vezes nem conhecemos .

Atanael J. Santos

Um comentário:

  1. Atanael

    Essa sua mudança de ponto de vista com relação ao que é ser professor já me dá indícios de que você aproveitou muito os trabalhos propostos na disciplina.
    Adorei nossa convivência durante todas essas sextas-feiras!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários ANÔNIMOS.