terça-feira, 27 de setembro de 2011

A prática de Ensino


No decorrer das aulas ministradas pela professora Alcione Torres e trabalhos apresentados por nós alunos, pôde-se observar a prática do professor em sala de aula, onde nos proporcionou um maior entendimento sobre a prática em si, pois anteriormente só se conhecia a teoria.
Inicialmente foi trabalhado o documentário" Pro Dia Nascer Feliz", onde foi possível compreender melhor sobre a realidade da educação brasileira. Este documentário ainda serviu de base para atividades posteriores, como o documentário elaborado por nós discentes.
Logo em seguida foi trabalhado e discutido em sala de aula o livro " Pedagogia da Autonomia", que nos mostrou de forma clara o verdadeiro papel do docente e do discente em sala, mostrando a relação professor-aluno, e enfatizando a questão do respeito, do autoritarismo, da família, entre outros temas abordados.
Com base no que foi trabalhado em sala de aula, foi feito um documentário por nós alunos mostrando a prática do professor de química em sala de aula, onde notou-se uma enorme dificuldade dos professores em transmitir os conteúdos e dos alunos em absorver os mesmos, nos instigando assim a estar mudando a forma de se trabalhar em sala de aula, de forma que se possa estar estimulando nos alunos o desejo de aprender.
Portanto, os conteúdos trabalhados na disciplina e as observações feitas em sala de aula, foi algo muito enriquecedor para nós futuros professores, pois vimos de perto a atuação do docente diante de uma sala de aula.
Diante disso, posso constatar que minha atuação na disciplina me proporcionou uma maior integração com relação ao ensino, visto que antes não tinha nenhuma ideia do que era ser professor, então pude está avaliando as necessidades e exigências do que é ser um bom professor e então estar a cada dia mais me aperfeiçoando para estar atuando nessa área, porém acho que deveria ter participado mais nas aulas discursivas, o que pra mim foi uma barreira que ainda pretendo vencer, espero que nas próximas disciplinas eu consiga interagir de forma mais significativa.
O blog da disciplina foi algo muito enriquecedor, pois foi um método novo para todos, onde podemos expor o que aprendemos e o que foi trabalhado durante o semestre na disciplina para outras pessoas. Foi uma forma de sair da rotina, sem deixar de se trabalhar tudo o que foi necessário para a nossa aprendizagem.



2 comentários:

  1. Daise

    Você realmente poderia ter participado mais das discussões, mas seu texto mostra que, mesmo caladinha, houve um grande aprendizado!
    Adorei nossa convivência durante todas essas sextas-feiras!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oh prof, com certeza...Tbm amei suas aulas, pois foi diferente da rotina, onde todos tinha a liberdade de expor suas opiniões...bjoo

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários ANÔNIMOS.