terça-feira, 27 de setembro de 2011

"Ensinar é uma especificidade humana"


A disciplina, prática de ensino e o professor de química, veio mostrar o outro lado da moeda, que desde então não era observada com tanta ênfase. Mas agora estamos do outro lado e sabemos que as coisas só vão acontecer se soubermos como somos importantes para a evolução de um ser, e que nossas atitudes vão sim influenciar em certas condutas adquiridas pelo aluno.
A maneira que a disciplina foi trabalhada em sala de aula, foi bem enriquecedora e satisfatória, pois ao mesmo tempo que era determinado o assunto a ser apresentado em sala, tínhamos liberdade para discuti-lo, e expor nossas reais opiniões sem medo.
Lembro da primeira atividade proposta como, uma aula de como "aprender ensinar". Com o estudo de cada capitulo do livro de Paulo Freire, observei que cada professor pode ter um método diferente de ensinar, mas sempre respeitando e dando espaço para que o aluno possa expor o que acha. Aprende que ensinar não é só depositar nos alunos os conteúdos, é transmitir conhecimento e aprender junto com ele, é o transformar em um ser pensante, evoluído.
Na segunda atividade, o documentário, eu vi que nada é tão lindo, que falar é muito fácil, quando não é você que prepara uma aula e se sente desmotivado diante a uma classe completamente desinteressada. Há ainda muita coisa a ser feita, e que as vezes não existe tanta diferença em escola pública e privada, alunos desinteressados e professor preguiçoso tem em qualquer escola. Com o documentário eu vi o que antes passava despercebido, que quando eu era aluna eu não dava valor, mas agora eu sou o outro lado da moeda, e já que eu sei que posso fazer o melhor porque eu não vou fazer.
Logo no começo tive uma certa dificuldade, principalmente na primeira atividade, sei que eu poderia expor muito mais sobre o assunto, mas me peguei muito tímida e despreparada, não em relação ao assunto, mas com relação a auto-confiança em falar em publico. Já na segunda atividade me senti mais livre, percebi que é isso que vou fazer sempre daqui pra frente, alias não quero ser uma professora em auto-confiança.
O blog foi um bom instrumento de trabalho desenvolvido pela professora, pois com ele houve uma ótima organização dos trabalhos realizados, onde o que foi feito na sala de aula pôde ser visto por todos que tivessem acesso ao blog. Acredito também que graças ao mesmo, os trabalhos realizados foram mais elaborados, pois como já disse não seria visto só pela turma. Mas bem que poderíamos ter explorado mais o blog, poucas pessoas, como eu, postava algo interessante.
Portanto aí lembro de uma frase do livro, Pedagogia da autonomia, de Paulo Freire, "Ensinar requer a plena convicção de que a transformação é possível porque a história deve ser encarada como uma possibilidade e não como um determinismo moldado, pronto e inalterável. O educador não pode ver a prática educativa como algo sem importância, sendo preciso lutar e insistir em revoluções e mudanças."

Ensinar é uma especificidade humana, onde, todo educando sabe que deve respeitar o educador, mas o educador precisa fazer-se respeitar.

Vanessa Neres Santana

Um comentário:

  1. Vanessa

    Muito bom seu comentário. Mostra que você já se deu conta da resposabilidade que terá daqui para a frente e, especialmente, quando estiver atuando na sua profissão.
    Se acha que precisa se expressar mais, lute e busque superar essa dificuldade, pois você é capaz!
    Adorei nossa convivência durante todas essas sextas-feiras!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários ANÔNIMOS.