terça-feira, 27 de setembro de 2011

Aprendendo a ensinar.


Ao entra na UESB no curso de Licenciatura em Química deparo-me com cálculos monstruosos, químicas complicadas, laboratórios e a disciplina Prática de Ensino e o Professor de Química que nos mostra a realidade dos professores na sala de aula.

A disciplina em minha opinião tem como objetivo mostrar que cada escola seja particular, publica ou de outras instituições, que ao entramos em uma sala de aula como professores temos um devido comportamento, pois estamos trabalhando com pessoas diferentes. Devemos ser maleáveis porem dar limites, não confundir liberdade com libertinagem, saber prender a atenção dos alunos ao que você aborda na sala, uma base desses conhecimentos foi atribuída ao livro de Paulo Freire (Pedagogia da Autonomia) trabalhado em sala, de certo modo o professor mostra ao aluno o caminho certo e da à liberdade para fazer a sua escolha, afinal ser professor é tentar formar “cabeças pensantes” independente da matéria que lecione. Outro trabalho realizado foi o documentário, onde conheci realidades como estruturas para uma aula de química que nem todos os colégios existem laboratórios para uma prática e outras coisas que tornaria a aula mais interessante, porem essa falta não desestimula um verdadeiro professor.

Uma inovação ao meu ponto de vista foi a implantação do blog da turma, um novo jeito de interagir os alunos à tecnologia e ao mesmo tempo divulgar os nossos trabalhos estimulando a melhoria cada vez mais, já que vão ter pessoas diferentes acompanhando nosso rendimento acadêmico. No começo para poder mexer no blog, por não ter muita prática achei um pouco difícil, mas com o tempo percebemos que só assim podemos divulgar um trabalho realizado e vivido por muitos professores diariamente.

Como a matéria necessita que o aluno expresse as suas idéias, me ajudou a expor mais as opiniões, visualizar o lado do professor, pois quando somos alunos não enxergamos essa outra realidade. Poderia ter me envolvido mais nas discussões em sala de aula sobre o livro pedagogia da autonomia, mas fico satisfeita por algumas contribuições que fiz, falei o que achava necessário e mesmo o livro sendo cansativo por parecer repetitivo, conseguir aborda alguns pontos importantes. O documentário foi a atividade em minha opinião que eu e meu grupo mais gostou, nos relacionamos bem ao fazer o trabalho, tive uma boa visão em relação a ser professora e o que tenho que enfrentar, ocorreu um imprevisto, o problema no áudio do documentário mas a ideia de um vídeo não muito cansativo foi concluída. Ao realizar os trabalhos do semestre concluir que sem educação a sociedade não evolui e um dos fatores principais são os professores a minha futura profissão.

Gabriele Novais Alves.


"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro." (D. Pedro II)

Um comentário:

  1. Gabi

    Muito bom seu comentário e muito bom saber que, vendo esse outro lado (o do professor), você entende melhor tudo o que está por vir e que deverá se esmerar muito em busca de uma formação sólida e eficaz.
    Adorei nossa convivência durante todas essas sextas-feiras!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários ANÔNIMOS.