terça-feira, 27 de setembro de 2011

A análise do universo da educação


   A disciplina "A Prática de Ensino e o Professor de Química" nos ajudou a ter um olhar mais realístico sobre a educação no nossos país. Particularmente, não me surpreendi com algumas coisas que foram abordadas durante o semestre sobre ser um professor de Química, mas tudo que é feito com amor é gratificante.

   A abordagem do livro "Pedagogia da autonomia", de Paulo Freire, foi muito interessante, pois observamos que os problemas na educação não nasceram agora. Desde muitos anos atrás, aprimorar a educação é uma necessidade.    Apesar de não concordar com muitas das palavras de Paulo Freire, devido as aplicações não bem sucedidas de suas analises no nosso cotidiano, percebi que desistir da mudança nunca será meu foco.          
  Acredito que, devido essa não concordância entre mim e Freire, talvez tenha deixado a desejar na participação das discussões sobre seu livro. Eliminando esse ponto, nos demais momentos, expressei minhas opiniões nas horas que me sentia a vontade.
  A análise do documentário "Pro Dia Nascer Feliz" fez com que nossa visão nacional sobre a educação nas escolas públicas ampliasse nosso conhecimento sobre precariedade da educação. Já havia feito uma interpretação desse filme, mas a segunda abordagem em sala de aula juntamente com meus outros colegas de curso, me proporcionou interpretações que foram além das interpretações já existentes nos meus ângulos de visão. Por mais que compreendemos que o cenário atual esteja manchado, ignorar o ignorado só aumentará a mancha.
  Uma das atividades mais interessantes, e acredito eu, mais produtivas, foi a criação de um documentário que retratava as opiniões de professores e alunos de vários colégios da região sobre a disciplina Química em sala de aula. Tivemos a oportunidade de entender realmente no que o professor de Química do futuro, mas especificamente eu, precisa investi para que essa realidade desagradável sobre o aprendizado e o gostar da Química mude. Agradeço a nossa Professora Alcione por ter oferecido essa oportunidade de analisar o erro para corrigi-lo assim que entrarmos oficialmente em sala de aula.
 A criação do blog para postagem de atividades relacionadas a disciplina e sobre a Química foi uma maneira criativa e diferente de desenvolver nossos trabalhos, além de facilitar a comunicação entre professor e aluno criando um vinculo além da sala de aula. Bom mesmo foi que não precisamos nos prender a entregar nossos trabalhos diretamente a professora, postamos diretamente no blog do jeito que achamos necessário e lá, a avaliação é feita por ela. Essa atitude diferenciada de criar um blog para esses fins mostrou-me que nossa professora sabe procurar novos métodos de avaliação, assim como nos foi mostrado no decorrer do período letivo. Errado seria praticar o que a boca diz ser incorreto.  
   Inicialmente, a disciplina me pareceu não muito interessante pelo fato de estarmos discutindo uma realidade que já havia sido realçada nos meus olhos, não por ser experiente, pois isso eu não sou, mas por saber interpretar as coisas de vários ângulos. No decorrer do semestre mudei esse conceito, fui percebendo que a ideia de espaço aberto para diálogos e opiniões diversas tornavam o momento mais interessante. Por mais que não concordasse com vários ditos, e com isso a vontade de não intervir nas discussões por achar que ninguém me entenderia, as aulas de sexta-feira se tornaram aulas que davam gosto de assistir, às vezes.
   Em fim, é preciso conhecer primeiro seu quarto para depois começar a decorá-lo a sua maneira. Digo isso porque a oportunidade de conhecer com quem você irá conviver nos próximos quatro anos, ou mais, de curso; conhecer a realidade da sua região em relação a educação, e o próprio espaço "Universidade", foi dada a todos nós atuais estudantes de Química, principalmente a mim, através dessa disciplina que liga a prática de ensinar com ser um professor de Química. E ainda, fica a lição de aprender a desenvolver opiniões e conceitos sobre o que acontecerá a partir desse momento, para que não desenvolvamos a mecânica da educação.
                         
*Dalila Almeida 

4 comentários:

  1. Dalila

    Essa sua postura com relação às ideias de Freire mostra que você não veio despreparada para este curso. Eu gostaria que você tivesse se exposto mais, falado mais dessas suas ideias discordantes, pois as discussões servem para debatermos diferentes pontos de vista. Se não fosse assim, não seria uma verdadeira discussão.
    Adorei nossa convivência durante todas essas sextas-feiras!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. boa abordagem Daly, ''Em fim, é preciso conhecer primeiro seu quarto para depois começar a decorá-lo a sua maneira''. Só conhecendo onde estamos pisando desenvolveremos atitudes que possam realmente mudar o meio.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Dimas... nada que um bom conhecimento não resolva.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Alcione por tudo. Amei conviver com a Sra. durante esse semestre, foi muito bom ter conhecido a pratica de ensino e o professor de química junto com a Sra.
    Posso não ter sido a aluna que um professor tem orgulho de dizer que é sua aluna, sei que não expressei o que poderia ter expressado, mas o que pude fazer eu fiz.
    Posso ter tido um certo medo dizer algumas coisas que penso,as vezes me arrependo disso, pois sei que poderia ter saído algo maravilhoso, na verdade eu resolvi me esconder por certos motivos, mas nada que o tempo não resolva, na hora certa.
    Mas mesmo com todos esses buracos, pude aproveitar muita coisa.
    Nos encontraremos no prox. semestre com fé em Deus! Beijos!

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários ANÔNIMOS.