terça-feira, 27 de setembro de 2011

Análise da disciplina: "A prática de ensino e o professor de química"


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE QUIMICA E EXATAS

CAMPUS DE JEQUIÉ

DISCENTE: SAULO PIRES

Analisando de uma maneira geral, na disciplina ”A prática de ensino e o professor de química” foram trabalhados os aspectos positivos e negativos referentes ao relacionamento professor-aluno e sua aprendizagem, discussões em sala de aula focando descobertas e interesses de ambos, além de informações ligadas às experiências dos alunos em quanto professor mostrando juntamente, oportunidades para aqueles que ainda não atuam como tal.

No primeiro momento, após leituras do livro: Pedagogias da autonomia, do autor Paulo Freire, foram divididos tópicos entre os grupos, e abertas as discussões sobre “n” assuntos e questionamentos provocadas principalmente, pelo descaso de modo geral da educação brasileira. Vivências dos professores relacionadas à sua própria atuação, metodologia, reciclagem, condições melhores de trabalho em todos os sentidos; assim como, o prazer e satisfação na transmissão de conhecimento. Acho terminantemente plausível essas discussões, já que abrangem diversas situações e aumenta o meu desejo de participação em sala de aula também podendo contribuir com minhas experiências.

No segundo momento, tivemos a oportunidade de ver realidades extremas nas escolas públicas e particulares do interior da Bahia em específico Jequié e região, através de documentários, também apresentados em grupos. Observamos a precariedade das nossas escolas, professores em sua maioria insatisfeitos com o desempenho geral dos alunos e dificuldades apresentadas com a disciplina química, questionamentos do alunado com a parte estrutural da maioria dos colégios que acarreta conseqüentemente na qualidade de ensino aprendizagem do professor, as dificuldades de transporte principalmente daqueles que moram na zona rural e precisam dos mesmos para chegar até a escola; mas também vimos boas estruturas e aliados a isso as reclamações destes alunos com a metodologia e mal uso de materiais pelo corpo docente. Podemos ter um comparativo em nível de Brasil, percebendo que isso não acontece apenas na Bahia e interior, já que assistimos ao vídeo: “Pro dia nascer feliz” documentando muita coisa sobre as dificuldades encontradas em escolas públicas em boa parte do país, assim como a realidade encontrada em uma escola privada brasileira citada no documentário no estado de São Paulo. Em fim, situações diversas que nos fazem refletir sobre o futuro dos estudantes do nosso Brasil.

Em relação ao blog, sou sincero em dizer que faço pouco uso, isso não quer dizer que faço pouco caso, simplesmente por questões de tempo, dificulta o meu acesso contínuo ao blog. Acho bastante interessante a relação que é feita com a disciplina, porém tornar público alguns pensamentos ou idéias traz desconforto para alguns, assim como ouvi alguns comentários, mas não me importo em fazer dos meus pensamentos fonte de inspiração para outras pessoas, espero que seja sempre para o bem. Não esquecendo que tudo é feito com intensa responsabilidade e autorizado pelas partes que o utilizam.

Acredito, de forma expressiva, em disciplinas que temos o livre arbítrio de expormos nossas opiniões. Aprendemos muito mais, ouvindo e discutindo, trocando informações valiosas utilizando elas para uma presente ou futura prática. Achei pertinente e discreta a minha presença em sala de aula, fiz exposição de muitas situações acontecidas comigo, troquei experiências, aproveitei o máximo que pude da disciplina e para mim o mais importante, construir conhecimento.

Um comentário:

  1. Saulo

    Que bom que você aproveitou tão bem as experiências dessa disciplina.
    Sucesso!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários ANÔNIMOS.