terça-feira, 27 de setembro de 2011

A prática de ensino e o professor de Química


  A disciplina “A prática de ensino e o professor de Química”, me possibilitou a visão de como será o meu percurso, no qual estou me preparando, que é o curso de licenciatura. Então, esta disciplina trabalhou justamente naquilo em que vou presenciar ao longo da minha vida como professora.
  Trabalhamos com o livro Pedagogia da autonomia de Paulo Freire, onde ele busca mostrar ao professor que ele precisa está se renovando em sua profissão, mostra também que ele precisa e deve estar aberto a novos conhecimentos, e jamais se aprisionar e se tornar um ser condicionado.
  Foi trabalhado em sala de aula com o documentário Pro dia nascer feliz, um filme que o mostra o cotidiano de alunos e professores de escolas  públicas e particulares. Mostrou as dificuldades vivenciadas nas mesmas. Depois a professora nos orientou a fazermos o nosso documentário, onde fomos pessoalmente a escola e vivenciamos um pouco da realidade de um professor de química, e o comportamento dos alunos em relação a esta disciplina, onde ambos mostraram as suas dificuldades.
  Eu particularmente gostei muito, pois levarei esta experiência ao longo do meu curso, pois me esclareceu sobre o que é ser um professor de química. Eu participei de cada aula, absorvi muito o conteúdo aplicado e passei para os meus colegas os meus apontamentos, e redigo com confiança que o que absorvi das disciplinas com certeza tentarei aplicar.
  Em relação à professora Alcione Torres, ela teve uma iniciativa inovadora, pois são professores que já se integraram na era digital, e ela tem este método excelente de trabalhar as suas disciplinas.
  O blog é uma ótima forma de integração entre o estudo e o computador, levando a muitos, a inclusão digital.
Sentirei saudades, pois para muitos que não valoriza a disciplina, não dando tanta importância, no meu conceito, é uma base para a arte de ser professor.

Germana Cardoso Gusmão Alves

Um comentário:

  1. Germana

    Você captou bem as intenções que tive com os trabalhos que propus e espero que continue se dedicando tão bem ao curso como se dedicou à disciplina.
    Adorei nossa convivência durante todas essas sextas-feiras!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários ANÔNIMOS.