quinta-feira, 24 de março de 2011

- Pro Dia Nascer Feliz -





O documentário “Pro dia nascer feliz” retrata a verdadeira realidade da educação no Brasil, mostrando, ao longo de seu roteiro as desigualdades existentes entre as escolas de diferentes classes e seus métodos de ensino, retratando ainda a triste falha existente em toda estrutura educacional do país.

Mesmo diante a uma situação deplorável de ensino podemos encontrar casos onde a determinação de um aluno surpreende todos aqueles que com o mesmo convivem. Um exemplo mostrado no documentário trata-se da aluna Valéria, que produz redações que fizeram os professores pensarem que não foi ela quem as fez. Como uma aluna que frequenta a escola cerca de três dias em duas semanas pode ter tanto talento para fazer atividades e até poemas?


Infelizmente, apenas poucos casos são como o descrito acima, já que a maioria dos alunos mostram desinteresse para com a escola. Tantos jovens que vão apenas para ver os amigos, outros para namorar, quase nunca tem realmente o interesse de aprender alguma coisa. Pessoas de classes baixas têm mais problemas em relação a isso, já que grande parte mora em locais onde a criminalidade e as drogas são bastante comuns. Como diz Rousseau "O homem nasce bom e a sociedade o corrompe".

Afinal, cabe a quem a culpa dessa desordem? Quem assistiu o documentário logo percebeu que surgiu um embate entre professores versus alunos: de um lado temos os alunos que culpam os professores por suas diversas faltas, do outro temos os professores que culpam os alunos pela falta de desinteresse na escola.


A educação deve ser levada a sério, pois é através dela que se transmite conhecimentos, informações que geram o saber e através disso, o aluno irá aprender a se tornar independente, se adaptando ao meio social.


Precisamos urgentemente de um reforma na educação desse país. A cada dia que passa, o jovem brasileiro está cada vez mais sendo largado de mão; nosso sistema governamental deveria priorizar a educação, pois é através dela que o país consegue seu desenvolvimento. Enquanto não perceberem que a educação é o verdadeiro instrumento de transformação e que o esforço da coletividade dos pais, dos professores, dos alunos, enfim, de toda comunidade é importante, a barreira das desigualdades existentes entre a elite e a classe menos favorecida serão quebradas.


 Enquanto isso não acontece, a única palavra que nos resta é a esperança pro dia nascer feliz, algum dia.



 G3: Dalila Almeida,  Maurício Bruno e  Najila Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos comentários ANÔNIMOS.