sexta-feira, 25 de março de 2011

Pro Dia Nascer Feliz- "Um olhar crítico"


Dirigido por João Jardim, o filme “Pro Dia Nascer Feliz” relata detalhadamente as grandes diferenças existentes entre as escolas publicas e particulares do Brasil. Ao passo que o relato se desenvolve é possível notar claramente as dificuldades encontradas pelos alunos da rede publica de ensino, os quais sofrem com a falta de transporte, más condições físicas e estruturais de forma geral, por outro lado, os alunos da alta sociedade desfrutam das melhores condições possíveis.
 

Foto: Valéria
 Enquanto alunos da elite sofrem com a superexigencia do método de ensino da instituição particular, os da rede pública batalham para chegar à escola, tendo como maior dificuldade a falta de transporte adequado. Um exemplo, é a comovente história de Valéria, que mesmo ao morar em cidade do interior (Manari/PE) e sofrer com a ausência de infraestrutura do colégio, a sua sede pela leitura é insaciável.


 A falta de interesse político pelas escolas, faz com que o presente da geração tida como o futuro do Brasil seja prejudicado, tornando o apelo a criminalidade uma alternativa, fato notório sendo evidenciado em  todo o roteiro,uma vez que os alguns alunos chegam a irem armados à escola.

Observa-se até mesmo a diferença entre os diálogos das classes “baixa e alta”, enquanto a elite transmite um pensamento mais voltado para grandes sonhos e projetos, direcionados “para o seu eu”, os alunos das escolas publicas se preocupam com fatos rotineiros no seu dia-a-dia, evidenciando a violência.

A grande falha no contato aluno x professor, é devido a ausência de profissional, na qual sua falta de interesse acarreta o mesmo sentimento ao aluno. Um outro fator de grande significância no fracasso escolar é a ausência dos pais. Um estudante que convive com uma falha familiar é capaz de levar esse problema para o meio escolar, como também em um sistema educacional falho pode trazer problemas futuros nas relações familiares.

Decadente e defasado, fruto de um processo que se alastra por décadas vindo a culminar nos dias atuais, o  sistema educacional brasileiro em vez de esclarecer a relação do jovem com o meio social, faz o contrario. Desta forma, dando a idéia que o ensino não o encaminha  no crescimento no seu papel de cidadão, assim também como a de que esse ensino está muito longe do que realmente lhe interessa.


Enfim, o filme coloca em foco as diferenças e semelhanças das classes sociais e promove um desabafo de alunos e professores insatisfeitos com a má qualidade e a falta de preocupação para com o ensino brasileiro. Vale ressaltar que é preciso total atenção para uma melhoria no método de ensino e na qualificação dos professores para a abordagem das situações descritas. Enquanto isto não acontece, continuamos aqui, compartilhando com o pensamento do grande Cazuza que: "Estamos meu bem por um triz pro dia nascer feliz. “O mundo inteiro acordar e a gente dormir...dormir, pro dia nascer feliz”.(cazuza).
Redação :Jéssica Lopes, Dimas Brito, Marcelo e Jhonatan
Edição e Postagem: Jéssica Lopes e Dimas Brito :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos comentários ANÔNIMOS.