sexta-feira, 25 de março de 2011

Educar é formar

Paulo Freire aborda que ensinar não é apenas transmitir conhecimentos, e sim criar possibilidades para a produção do saber. Ensinar exige fatores, os quais são citados de forma clara e conclusiva no livro.

ENSINAR EXIGE RESPEITO AOS SABERES DOS EDUCANDOS:
O professor deve está comprometido com os resultados de sua ação pedagógica, visando a melhoria da qualidade de vida do aluno, despertando uma postura crítica por parte do educando.

ENSINAR EXIGE CRITICIDADE:
O professor deve ser crítico em sua prática, a forma de agir e como leva o seu aluno ao conhecimento. Faz-se uma ponte entre curiosidade 'ingênua" para curiosidade "epistemológica", através de uma superação, daí vem a criticidade do educando ao aproxima-lo da aprendizagem. Porém para ambas curiosidades o saber é o mesmo, sendo que alguns estudiosos vão adiante, enquanto outros ficam apenas se questionando.

ENSINAR EXIGE ÉTICA E ESTÉTICA:
Educar é formar, portanto se é respeitado a natureza do ser humano, o ensino dos conteúdos, não podem ser alheios á formação moral do educando. É colocado de forma objetiva a necessidade dos educadores caminharem sempre na ética.
A prática educativa tem a obrigação moral de ser testemunha de decência e de pureza.

ENSINAR EXIGE CORPOREIFICAÇÃO DAS PALAVRAS PELO EXEMPLO:
O professor tem dever de dar exemplos, de falar o que realmente faz para contribuir com o crescimento da cidadania, portanto quem pensa certo tem consciência que palavras não tem valor algum se não forem seguidas de exemplos, com isso deve-se pensar certo para fazer certo.



A leitura desta obra é necessária para uma boa prática de ensino.



Grupo 02

Juscelia Pereira
Selma
Izabela
Talita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos comentários ANÔNIMOS.