A
disciplina A Prática de Ensino e o Professor de Química é de fundamental
importância no curso de licenciatura em Química, pois mostra, logo no primeiro
semestre do curso, o legítimo papel a ser cumprido por um professor, suas
dificuldades e satisfações em exercer essa profissão, nos proporcionando uma
visão bem clara e realista das circunstâncias que encontraremos ao longo da
nossa vida profissional.
Durante os trabalhos propostos pela
professora Alcione Torres, houve uma afirmação nos conceitos que já
encontravam-se pré-definidos, no que se diz respeito ao âmbito educacional
brasileiro. Nós, alunos, fomos inseridos de uma maneira envolvente e meio até
que inconsciente, em situações que serão bastante comuns em nossas vidas
futuramente.
Nossos trabalhos tiveram uma linha de
pensamento única, que era a análise e exposição das diversas faces da educação
brasileira mostrando que hoje as
instituições escolares encontram-se à mercê da política e da situação social, o
desgaste vivido pelos profissionais de ensino e a falta da participação dos
pais na vida escolar dos filhos, pois entende-se que o conhecimento dos
pais em parceria com a escola, é de fundamental importância para a constituição
de um comprometimento com o processo de aprendizagem.
Todos esses trabalhos foram direcionados
a um blog, criado exclusivamente para a publicação dos trabalhos da turma.
Através desse blog pôde haver uma grande interação entre toda a classe.
O conhecimento adquirido durante esses projetos acredito eu
que seja inestimável, pois são conceitos e experiências que servirão de suporte
à nossa profissão. Durante todas as propostas que me foram dadas, a cada dia
fui formando concepções e idéias mais concretas. Pude aprender que educar é
mais que reproduzir conhecimento, mas sim é, sobretudo, responder aos desafios
da sociedade na busca da transformação. Também tirei uma conclusão de tudo
isso: para ser um professor é preciso ter coragem!! Coragem de encarar esse
mundo de injustiças, violência, marginalização... Mas é nesta realidade, com todas as suas discriminações, seus contrastes, suas
injustiças que nos movemos, é neste espaço que vivemos, que de uma maneira ou
outra participamos e por ele somos responsáveis. Situar-se nesta dimensão exige
reformulação, reflexão e uma ação consciente para que o homem possa voltar a
ser o agente transformador e sujeito de história, criador e criatura.
Enfim, seremos professores... lutando hoje, aprendendo e
aproveitando tudo que nos é oferecido para sermos bons professores. Pois,
apesar de tudo, seremos referência. A sociedade ainda vê em nós um dedinho de
esperança; as pessoas acreditam que podemos influenciar em alguma possível
mudança. Agora sim, mais do que nunca, quero fazer a diferença... Quero sonhar mais um sonho impossível... quero lutar
quando for fácil ceder... vencer o inimigo invecível... é minha lei, é minha
questão... e o mundo verá uma flor brotar do impossível chão.
Carla
ResponderExcluirMais um maravilhoso texto. É bom saber que temos alunos como você entrando num curso tão complicado: por ser Licenciatura (ninguém quer ser professor) e por ser Química (todo mundo acha que químico é doido!). A sua maturidade em analisar o que foi feito nesse semestre nos dá carga nova, recarrega nossas baterias e faz com que queiramos sempre reinventar nosso dia-a-dia como professores formadores de professores.
Obrigada por estar entre nós. Tenho muito orgulho de ter você como aluna.
Adorei nossa convivência durante todas essas sextas-feiras!
Beijos!
obrigada professora...foi um grande prazer pra mim em conhecer você e ter a oportunidade de aprender muitas coisas tbm.
ResponderExcluirVai se preparando, pois nos veremos muito no segundo semestre...quimica geral II e experimental II.
bjos