terça-feira, 27 de setembro de 2011

“A PRATICA DE ENSINO E O PROFESSOR DE QUÍMICA”

A disciplina “A prática de Ensino e o Professor de Química”, é uma das disciplinas do curso de Licenciatura em Química, de grande importância, porque possibilita que o licenciado adquira conhecimentos dos processos sócio educacionais.
Essa disciplina no curso têm o objetivo de desenvolver habilidades para que o licenciando atue de forma crítica e reflexiva afim de prepará-los como futuros professores.
No decorrer deste semestre, percebi o quanto foi significativo e interessante pra mim. Isso, porque a professora Alcione Torres trabalhou na sala de aula de uma maneira diversificada.
Primeiro; foi trabalhado o livro “Pedagogia da Autonomia” de Paulo Freire. O autor traz uma reflexão sobre os saberes à prática docente, ou seja, para ele educar exige respeito ao educando, humildade, curiosidade e competência profissional.
Assistimos o documentário “Pro dia Nascer Feliz” de Paulo Bonjardim. Esse documentário fala sobre a realidade nacional da educação no Brasil e sobre as dificuldades encontradas por alunos e professores. Depois foi solicitado para nós licenciados, que fizéssemos um documentário nas escolas estaduais, que foi muito interessante porque vimos de perto e sentimos a verdadeira situação das escolas e o tipo de educação que o governo dá aos seus cidadões de classe média baixa.
Em relação a minha aprendizagem e ao meu desenvolvimento na sala de aula; acho que foi bom pois aprendi muito contudo que foi visto, mas poderia ser melhor. Quando digo melhor; é porque a professora fez um blog pra turma acessar, postando opiniões, textos, etc relacionado à disciplina que infelizmente não me interessei muito mas depois reconheci sua grande importância.
Enfim, gostei muito dessa disciplina e da forma com que a professora Alcione trabalhou todos os conteúdos.

Talita Muniz Gonçalves de Jesus

Um comentário:

  1. Que bom que gostou. Espero que continue se esforçando para adquirir os conhecimentos necessários para ser uma boa professora de Química.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários ANÔNIMOS.