terça-feira, 27 de setembro de 2011

A prática de ensinar


Disciplina de fundamental importância a nós futuros educadores, tendo sempre como visão o ''aprender a educar''.
As atividades foram propostas pela professora Alcione Torres, que desde o princípio buscou maneiras de inovar os métodos de ensino, para que todos podessem interagir com as atividades. A orientação e o acompanhamento nos trabalhos foram excelente.
Houve um importantíssimo debate com o livro de Paulo Freire (Pedagogia da Autonomia), levando-nos a um profundo aprendizado quando se trata de educação, considerando as diferentes opiniões sobre um mesmo assunto . O autor deixa bem claro que ensinar não é apenas transferir conhecimento mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
Foram realizados documentários em alguns colégios de Jequié e região retratando as dificuldades encontradas pelo colégio, professor e aluno em relação a disciplina de química no ensino médio, foram expostos várias opiniões, tentanto minimizar alguns desses problemas.
Realizei todas as atividades proposta pela professora com motivação, onde as mesmas possibilitaram a intereção com colegas.
A idéia deste blog foi genial, todas as atividades realizadas em sala de aula ou não, foram expostas aqui, gerando conhecimento também para outras pessoas, e facilitando a fixação para nós, uma vez que foi utilizado esse universo virtual.
Depois de tudo isso eu acho que hoje não é só o professor que é detentor único do saber, temos condições de melhorar o ensino para nos tornarmos cidadãos felizes e com uma educação de qualidade.
Agradecer aqui a professora Alcione Torres, pelas propostas de trabalho e pelas longas experiências que nos proporcionou.


Juscelia Pereira dos Santos

2 comentários:

  1. Ju, eu é que agradeço a dedicação que você teve com a disciplina, com os trabalhos propostos e pelo seu constante entusiasmo, querendo e buscando sempre mais! Essa é uma característica importante para um aluno, mas ainda mais para um professor.
    Adorei nossa convivência durante todas essas sextas-feiras!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. ôoo prozinha, saiba que vc é muito especial pra mim, de verdade! Tomara que eu seja sua aluna novamente!
    Adoreeei tuudoo!
    Beijoos!

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários ANÔNIMOS.