domingo, 11 de setembro de 2011

A prática de ensino e o professor de Química

A formação do professor:
1.Leandro dos Santos: Graduado e mestrando em Química pela UESB, professor do Ensino Médio do Colégio Antonio Pinheiro-CAP;
2.Regiane: Licenciada em Ciências com habilitação em Química, Professora do ensino Médio no turno vespertino e noturno do Colégio Estadual Professora Faraildes Santos ;
3.Marcos Calheira: Graduado em Química pela UESB, professor do Ensino Médio no turno matutino e noturno do Colégio Estadual Professora Faraildes Santos;
4.Alba: Licenciada Plena em Química, professora do Ensino Médio do Colégio Polivalente Edvaldo Boaventura.


O que é Química?

Faraildes – noturno:

¨É mistura de substâncias.

Faraildes – matutino:

¨É compreender tudo o que ocorre ao nosso redor e ofereci melhorias para a nossa vida;

¨Pouco importante.

Polivalente:

¨Estuda reações;

¨ “ É a forma de ver as formulas químicas de alguns produtos e descobrir a origem dos produtos químicos.”

CAP:

¨Possibilidade de compreender fenômenos que ocorrem no dia-a-dia;

¨“Um abrir de olhos para um universo mais amplo e essencial na existência humana”.

Perspectiva

Faraildes – noturno:

¨Aprovação no Vestibular.

¨Professor: “Minhas perspectivas não são boas, não vejo políticas publicas claras voltadas para a educação; profissionais sobrecarregados com a responsabilidade inteira da educação e a omissão da sociedade, famílias desestruturadas, sem compromisso algum com a educação familiar, e o descaso dos governos com os educadores”.

Faraildes – matutino:

¨Não tem interesse em estudar e nem com a química;

¨Estudar e Química é essencial.

¨Professor: “Minha clientela é voltada para o mercado de trabalho, portanto tento formar ‘cidadãos’ que sejam capazes de atuar na sociedade. Espero que estes estejam aptos ao final do curso para usar seus próprios caminhos”.

Polivalente:

¨Não pretende atuar na área, mas se tiver que trabalhar com ela não tem problema;

¨ “ Estudar todas as reações”.

¨ Professor: “ Acredito que é necessário uma parceria família x escola. O que percebo é muito desinteresse, muita droga e jovens inconseqüentes, imaturos. Prefiro olhar para aqueles que investem no futuro fazendo a diferença”.

CAP:

¨ Aprimoração do conhecimento. A Química fascina!

¨Professor: “ Além de almejar que eles consigam com êxito optarem e serem aprovados em uma faculdade que os tornem profissionais de qualidade, espero que a formação e educação oferecido a os constituam em cidadãos conscientes”.

Resistência x Dificuldades

Faraildes – noturno:

¨“Sim. Por que tem muitas letras e números juntos”

Faraildes – matutino:

¨Sim. Por falta de interesse declarado.

¨Não. Pois gosto muito de estudá-la.

¨Professor: “Sim, principalmente com cálculos químicos”.

Polivalente:

¨Sim. “Química é um a disciplina complexa, mas com a teoria compreender Química é fácil difícil é aplicar”.

CAP:

¨Sim. Principalmente pelos cálculos.

¨Professor: Há dificuldades, principalmente por falta de pré-requisitos em exatas e estimulo do professor.

Método

Faraildes – noturno:

¨O método é satisfatório, mas tem recursos mal utilizados;

¨O método é ruim por não usar o laboratório.

¨Professor: Basicamente o tradicional, porem em poucas ocasiões pode ocorrer uma aula diferenciada (prática, vídeos e outros recursos).

Faraildes – matutino:

¨O método é satisfatório, mas por falta de interessado aluno ou algum tipo de apatia do professor não é excelente.

¨Professor: Tenta diversificar a metodologia, pois a clientela exige aulas dinâmicas.

Polivalente:

¨É satisfatório, mas utiliza os recursos existentes na escola;

¨“Seria se o professor ajudasse”.

¨Professor: A escola disponibiliza vários recursos ao professor com boa vontade.

CAP:

¨É satisfatório, pois a escola faz amostra cientifica, mas a escola não tem laboratório e se tem não usa adequadamente.

¨Professor: aulas expositivas, recursos multimídia, vídeos experimentais, relatórios no caderno e seminários.

Motivação

Faraildes – noturno:

¨Sim, o professor é motivador.

¨Professor: Nem todos são tocados pela motivação, “isso por que o que é motivante pra um pode não ser prazeroso para outros”.

Faraildes – matutino:

¨Sim, ele incentiva a compreensão dos alunos.

Polivalente:

¨Não incentiva e nem sempre é inovadora.

¨Professor: A contextualização de aulas práticas com teóricas, trabalhos e projetos interdisciplinares favorece o processo ensino-aprendizagem.

CAP:

¨Sim, por ser exigente e rígido.

¨Professor: A compreensão é satisfatória, mas deveria ter um espaço destinado a aulas praticas.

Fazer Química?

Faraildes – noturno:

¨Alguns fariam, mas só se fosse para trabalhar na área técnica.

Faraildes – matutino:

¨É compreender tudo o que ocorre ao nosso redor e ofereci melhorias para a nossa vida;

¨Pouco importante.

Polivalente:

¨Sim, mas não para ensinar;

¨Jamais, “todo professor sofre de um mal: não sabem ensinar nada”.

CAP:

¨Não, por não ter afinidade ou paixão por outra área. Se fizesse seria para trabalhar em laboratório.


Daise, Saulo e Soliene

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