domingo, 25 de setembro de 2011

Escrevendo sobre a disciplina.

Pratica de ensino e o professor de química é uma disciplina interessante, pois te dá o direito de expressar suas ideias. Ela é importante para preparar o aluno, psicologicamente, a enfrentar uma sala de aula. Ao longo do semestre trabalhamos com o livro de Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia, que em minha opinião não serviu pra nada, achei o livro confuso, repetitivo demais, enfim sem graça. Foi feito também um documentário visando às dificuldades, opiniões e interesse dos alunos com a disciplina de química. Esse trabalho do documentário foi importante para sabermos o que vamos enfrentar na sala de aula, foi visto a realidade do professor e aluno.

Em se tratar de expressar suas opiniões de forma geral, à disciplina é interessante, mas no curso de química, no qual estou iniciando agora, acho-a desnecessária para o primeiro semestre porque houve atividades que tomaram uma quantidade de tempo grande, tempo esse que deveríamos esta estudando para as outras disciplinas que tivemos muita dificuldade. Pratica de ensino deveria ser introduzida nos últimos semestres, pois estávamos mais “livres” das disciplinas que exige mais raciocínio de nós ou pelo menos de mim.

A respeito da apresentação do livro, não me sai muito bem, afinal tenho muita dificuldade em falar abertamente, mas em compensação, o documentário exigiu muito de mim. Por ter um colega do grupo em que eu fazia parte, que mora próximo a escola onde foi realizado o documentário, tive que sair do meu bairro para outro, um lugar que nunca tinha ido e nem pretendia ir. Fomos o ultimo grupo a se apresentar e como ultimo grupo tínhamos o direito de fechar o encerramento do documentário com “chave de ouro” e foi o que fizemos, apesar do ocorrido, acho que não deixei ninguém entediado, com vontade que acabasse logo a apresentação.

Uma coisa que achei bastante interessante, o máximo, uma super novidade, foi o blog. Eu não tinha nenhuma noção a respeito de blog e achava isso uma coisa difícil de entender, mas foi quebrada essa barreira e tudo que postado no blog em relação às atividades da disciplina eu sempre estava à frente disso porque era uma novidade pra mim.

P.S. Alcione Torres é uma excelente professora, mas é muito, muito exigente, porém isso é legal, porque os alunos, sabendo dessa exigência vão fazer as atividades determinada por ela de forma mais detalhada e não de qualquer jeito. Agradeço-a por tudo e foi bom ter tido ela como professora.

By: Marluce Xavier Santos.

Um comentário:

  1. Marluce

    Agradeço por sua sinceridade e por mostrar que, mesmo tendo expressado algumas opiniões totalmente contrárias ao resto da turma, você não teve receio ou medo de fazê-lo. Isso demonstra força e capacidade de ter suas próprias opiniões.
    Talvez ao longo do curso você mude sua ideia sobre o momento ideal para inserir esta disciplina. Nós, que formamos professores, temos plena certeza que estamos fazendo a coisa certa introduzindo certas competências e habilidades logo no início do curso. Com o tempo você estudará sobre isso e entenderá.
    Adorei nossa convivência durante todas essas sextas-feiras!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários ANÔNIMOS.