domingo, 25 de setembro de 2011

Trocando experiências

  A disciplina a prática e o professor de química foi fundamental neste meu início de formação, pois os trabalhos abordados e os temas discutidos me fizeram pensar em relação ao papel do professor na sociedade, posição que até então, eu ainda não havia me imaginado tendo em vista a sua importância, as suas tarefas e as suas dificuldades.
  Esta disciplina foi bastante proveitosa no meu processo de amadurecimento pessoal e social, apesar de ter faltado algumas aulas, foi a partir desta que tive a certeza de estar no caminho certo, mas também pude ver de perto as maiores dificuldades e os maiores desafios enfrentados pelos professores.
  O meu desempenho nesta disciplina foi bom, mas reconheço que poderia ter sido melhor, mesmo assim, em grupo, pude realizar trabalhos que abrangeram o meu conhecimento em relação à sala de aula. Tive a oportunidade de discutir sobre o filme Pro dia nascer feliz (JARDIM, 2007), e conhecer os desafios e as dificuldades enfrentadas pelo ensino público brasileiro. Através da leitura do livro Pedagogia da Autonomia (FREIRE, 1996), percebi que ele poderia me proporcionar uma preparação psicológica e mais equilíbrio para lidar com as mais diversas realidades que irão se apresentar futuramente.
  Ao elaborar o documentário no Colégio Estadual Faraíldes Santos, pude ver na prática um pouco do que havia lido e assistido nos trabalhos anteriores. Quando entrei na sala de aula e vi as diferenças e as semelhanças das realidades de cada um, percebi que o livro de Paulo Freire me ajudará a ter mais preparo para este mundo, já que ao realizar este trabalho, vi que é realmente isto que quero fazer.
  A criação do blog foi uma maneira bastante proveitosa e criativa para expor os nossos trabalhos, nossas pesquisas e textos, e apesar de ter postado apenas os trabalhos da disciplina, sempre o acompanhei na intenção de fazê-lo crescer, e de não apenas aprender com a professora, que por sinal é bastante precisa e descontraída, mas também na intenção de aprender com os meus colegas, trocando experiências. Divulgando os meus trabalhos não apenas para obter notas, mas para que também os meus colegas possam discutir e aprender com eles, assim como eu também discuto e aprendo sobre os trabalhos deles, fazendo com que estas trocas de experiências sejam proveitosas para ambos.
  A elaboração do blog e os demais trabalhos foram muito importantes por nos incentivar a buscar mais preparo e qualificação para o futuro, e também por nos proporcionar estas experiências que estão a cada dia se tornando inéditas em nossas vidas.

Taís Meira

Um comentário:

  1. Thaís

    Que bela relação você fez sobre a dura realidade de sala de aula e as palavras de Paulo Freire te ajudando a confirmar que é isso mesmo que você quer ser: professora!
    Vejo o quanto os trabalhos realizados na disciplina fizeram diferença na sua vida e é isso o que todo professor busca. Por isso, me sinto gratificada pelo trabalho com você e sua turma nesse semestre.
    Adorei nossa convivência durante todas essas sextas-feiras!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários ANÔNIMOS.