Inserir o aluno graduando em química no contexto profissional, este talvez tenha sido o principal objetivo da disciplina “A prática do ensino e o professor de química’’. Dessa forma, o aluno foi incentivado a desenvolver as suas idéias, interagindo com o meio que em um futuro próximo será constantemente frequentado como local de trabalho.
As atividades propostas pela orientadora, a professora Alcione Torres, foram capazes de motivar o seu alunado, induzindo-o ao pensamento crítico, nesse ponto é válido citar as experiências adquiridas com a apresentação do documentário ‘‘Pro Dia Nascer Feliz’’ de João Jardim, longa metragem que aborda as dificuldades e diferenças nas diversas classes sociais do ensino brasileiro. De um lado a classe média alta, cheia de planos e sonhos sem limites, do outro lado, gente humilde, sem muita condição, mas também cheia de sonhos, porém com maiores dificuldades para se manter no ensino público: drogas, intrigas, gravidez precoce, muitos precisam trabalhar, muitos sequer tem a mínima noção de quão importante a educação se faz na vida de cada um.
Deixemos então o filme para abordar outro tema das aulas, citemos assim: Pedagogia da Autonomia, obra do educador brasileiro Paulo Freire, na qual são apresentados ao leitor preceitos indispensáveis não só à formação do bom profissional, como também indispensáveis ao convívio interpessoal da nossa sociedade. Ao citar essa obra não sei exatamente como definir o meu pensamento, tento transferi-lo nas linhas que seguem:
--Esperava mais ao se tratar de um autor tão conceituado no meio educacional brasileiro, penso que as idéias descritas no pequeno livro, como já disse anteriormente são regras também do bom convívio social e não apenas boas regras para formação de profissionais educadores. Assim, essas idéias apenas afirmam como prioridade valores como a humildade, a ética, o respeito ao próximo, a imparcialidade etc. Ao passo que não me surpreendo com as idéias expostas na obra de Freire, me sinto orgulhoso em saber que os valores citados nesta, são valores pelos quais sempre acreditei, buscando alcançá-los a cada dia e por mais que não me surpreenda sei que nunca saímos sem acréscimo de conhecimento, sempre aprendemos algo.
Durante as aulas foi permitido ao aluno o direito de se expressar, onde foram feitas críticas construtivas sobre os temas abordados. Foi mostrado que é possível divergir das opiniões sem minimizar ou criar situações inesistentes, demonstrando os vários pontos de vista, assim é formado o cidadão crítico, aprendeu-se que em tudo é preciso o mínimo de ética. Não pretendo aqui mim avaliar, não saberia fazer isso, tudo o que posso dizer é que contribui da melhor forma que podia, questionei, duvidei, ‘‘critiquei construtivamente’’ mostrando minha opinão quando achei que devia. O meu crescimento será testado nas próximas aulas, nos próximos dias, talvez nas pessoas que ainda nem conheço, temos que ter a hombridade de nos corrigirmos quando erramos, penso que não adianta apenas apontar os erros, é preciso se empenhar na busca das soluções, cada um faz a sua parte e juntos, pessoas críticas acham soluções para grandes problemas.
Finalizando as atividades do semestre, foi elaborado um documentário, no qual foi demostrado as dificuldades que o professor de química enfrenta durante as suas aulas, bem como a carência dos alunos nessa disciplina. Notou-se assim, que o tempo é curto, observou-se também os diferentes pensamentos entre os estudantes de colégios particulares e públicos, ‘‘ o fascínio e o repúdio pela química’’.
E assim foram finalizados os trabalhos avaliativos da disciplina, os quais foram exibidos neste blog, o que motivou os alunos a apresentarem sempre o melhor que podiam, uma vez que estes trabalhos estão expostos em rede mundial, sujeito as mais variadas críticas. Uma experiência interessante e motivadora.
Professora, pela paciência e colaboração na minha formação, muito obrigado!!
''A humildade deve ser mais importante para si mesmo do que para os outros. Ela nos permite ter a consciência tranquila além de nos mostrarmos leais a nós mesmos e aos nossos conceitos’’. (Franciélle Bitencourt).
Por Dimas Brito.
VOOOOOCE FOOOOI OOO CARAAAAAAAAAAA!!!!!! texto mt mt mt mt boom. nao sei qual o seu objeetivoo, mas vc alcançou com toda a classe. Falou como um verdadeiro jornalista crítico. Tá de Parabéns! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu posso dizer, que qualquer pessoa ao ler esse texto mesmo compreendido o mínimo possível tornará-se alguem mais ético e preparado para enfrentar as diversidades da vida.
ResponderExcluirhehe!! brigado pelo (4X mt) bom kkkk mas num precisa exagerar kkkkk, tô zoando, dessa vez ficou longo mas ficou chato não, foi o resumo do semestre kkkkkkkkkk
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkk tá otimo'
ResponderExcluirbravo! a ética é a verdadeira prova que aprendemos.
ResponderExcluirbravo! a ética é a verdadeira prova que aprendemos.
ResponderExcluirbravo! a ética é a verdadeira prova que aprendemos.
ResponderExcluirDimas, você dizer que o que leu no livro de Paulo Freire não o surpreendeu e que esperava mais desse autor, é uma grande maravilha. Mostra que o curso de Química ganhou um aluno de peso, que deverá ser um grande professor. Pois, se nada ali era novidade para você, quer dizer que você já pensava sobre aquelas coisas, já tinha consciência do papel do professor mesmo antes de começar a cursar a Licenciatura.
ResponderExcluirAdorei nossa convivência durante todas essas sextas-feiras!
Beijos!
Texto perfeitoo...Parabéns
ResponderExcluirAplausos!!!!
ResponderExcluirFalou bonito, seu texto tá de parabéns...