sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A criatividade é fundamental à prática de ensino


A minha opinião sobre a disciplina é que ela foi ótima. Não porque a professora é boa (que de fato é) ou porque ninguém vá falar que a disciplina foi ruim, pelo contrario, desde que vi esta disciplina na grade curricular do curso fiquei muito curiosa com seu conteúdo e como @ professor@ a trabalharia. O próprio nome intriga: A Prática de Ensino e o Professor de Química! Instiga... Como deve ser a prática de ensino do professor de Química? E o que é, exatamente, prática de ensino.

O que achei mais fascinante é que a professora não chegou com uma formula ou uma definição livresca, a sua prática de ensino foi mediar a nossa descoberta sobre a prática de ensino, nos fez pensar, construir, concatenar, pesquisar e criar esta prática, e ela no âmbito do ensino de Química. Nos fez investigadores.

Fico triste, pois não extrai, nem de longe, o suficiente para mim e muito menos tudo o que me foi ofertado no curso da disciplina. Reconheço minha displicência (não falta de interesse!!!). Sem querer arrumar desculpas, mas já arranjando, me preocupei muito com minha vida particular e deixei a UESB em segundo plano... Enfim, me distrai um pouco com minha vida e não capte o que foi tão bom, mas ainda assim, dentro de minhas possibilidades consegui ver como é importante buscar ferramentas para complementar o meu aprendizado (seja mídia virtual; que para mim é uma novidade o uso de blogs como ferramentas de ensino; seja o bom e não tão velho Paulo Freire e sua “Pedagogia do Oprimido”, seja na busca de coleta de informações sobre outras práticas de ensino de outros professores de Química: suas utopias, ilusões e desilusões, queixas, falhas, etc.; ou até, o que pra mim foi mais importante e marcante no curso da disciplina, o documentário “Pro Dia Nascer Feliz”, me marcou muito, inclusive passei para outras pessoas que trabalham ou trabalharão em sala de aula.

A criatividade da professora Alcione é inspiradora, quero ser igual a ela quando crescer!

Quero salientar o quanto sinto por não ter vivido mais a disciplina, sei que perdi bastante, mas a disciplina e a professora são tão boas que ainda consegui compreender o quanto é importante e transformador o papel do professor e sua prática de ensino na vida do aluno, seja em que nível acadêmico for.

3 comentários:

  1. Soliene

    Apesar de suas dificuldades, você conseguiu se dedicar a aproveitar ao máximo a disciplina.
    Agradeço os elogios e espero que você consiga alcançar tudo o que almeja em sua vida profissional.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada professora. Desculpe a rasgação de seda, mas não é puxa-saquismo não, viu?! kkkk

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog e à Alcione também. Dei algumas aulas de Ciências em Colégio Estadual (em Minas). E Ciências é uma matéria totalmente interdisciplinar e aliada à Matemática e com Criatividade então...
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários ANÔNIMOS.