quinta-feira, 29 de setembro de 2011

O que é novo é diferente

Tudo complicado. Começo de primeiro semestre é tudo novo. Entre um calculo e uma reação de segunda a quinta e na sexta lá vem prática de ensino. Uma disciplina "qualquer", é assim que muitos pensam.

Então começou a primeira aula. Ah! Surpreendi-me! Nela dialogamos, foi ótimo. Então a docente nos pediu para lermos o livro de Paulo Freire "Pedagogia da Autonomia". Neste trabalho, a sala foi dividida em grupos para debatermos cada assunto abordado no livro de Freire. Nesse debate foi surgindo opiniões e sugestões diferentes, sobre como cada um ver a educação hoje em nosso país; coisas que acontecem no dia-a-dia que são tristes: professores que já não tem mais motivação para lecionar, alunos que não estão nem ai para a educação além de barreiras que desmotivam os alunos.

Estudar Química sempre foi difícil e novo. Sobre isso, foi sugerido pela docente que fizéssemos um documentário abordando o que alunos de Ensino Médio acham da Química. Sugiram opiniões diferentes, dificuldades e falta de interesse pelo o que é novo.

Como Química são experimentos e testes, foi sugerido à criação de um blog. Não é que deu certo! Nele postamos os trabalhos feitos em sala de aula e opiniões, além de demais pessoas que não eram cadastradas no blog puderam ter acesso a ele.

Durantes as aulas, não fui de falar muito. Dei algumas sugestões e opiniões nos determinados assuntos. Mas com elas pude ver dificuldades que os professores encontram em sala de aula, as desmotivações de aluno, obstáculos. Mas, apesar disso, percebi que ainda existe esperança da educação do nosso país se tornar um espelho de qualidade e oportunidades para jovens terem uma vida melhor.


Izabela.

Um comentário:

  1. Izabela

    Que bom que você descobriu logo cedo que esta não era uma disciplina "qualquer" do curso, como muitos acham. Que bom que pôde aprender com ela!
    Abraços.

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários ANÔNIMOS.