domingo, 25 de setembro de 2011

APRENDENDO A ENSINAR


Ao longo do semestre, percebi que a disciplina “A Prática de Ensino e o Professor de Química” é muito importante para a formação do docente, pois ela faz com que a realidade desta profissão seja vista e ensina a lidar com as dificuldades que certamente serão encontradas pelo caminho.
Neste semestre, por exemplo, trabalhamos com o livro de Paulo Freire, “Pedagogia da Autonomia”, que nos levou a uma reflexão de como educar proporcionando a autonomia de ser dos educandos, respeitando sua cultura, seus conhecimentos e sua maneira de entender o mundo, assim como se comportar diante de diversas situações. Outra coisa interessante com a qual trabalhamos foi um documentário realizado em alguns colégios que teve o objetivo de observar a opinião dos alunos em relação à química como disciplina, suas dificuldades, as dificuldades dos professores... Enfim, vários aspectos relacionados á disciplina e prática de ensino. Eu me empenhei muito para o documentário, fui ao colégio que é bem distante de minha casa, entrevistei alunos, professores e a diretora. Observei o lado dos professores, porque futuramente serei uma; também observei a opinião dos alunos para que, quando eu for ensinar, tente passar o conteúdo de forma interessante para eles. Aprendi muito com esses trabalhos.
Este documentário, assim como a resenha do livro de Paulo Freire, foram postados em nosso blog. Essa ideia de blog é um pouco nova, nunca tive experiência com isso, mas é muito legal, pois outras pessoas podem ver nossos trabalhos e formular opiniões a respeito deles. Além disso, o mundo gira em torno da internet, devemos acompanhar o ritmo, e estamos acompanhando.




Denise S. Arrais

Um comentário:

  1. Denise

    Que bom que você gostou da disciplina, que aprendeu algo. É sempre gratificante para o professor saber disso.
    Adorei nossa convivência durante todas essas sextas-feiras!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários ANÔNIMOS.