quinta-feira, 24 de março de 2011

Pro Dia Nascer Feliz


No documentário Pro Dia Nascer Feliz, foi abordado, a verdadeira realidade da educação brasileira, levantando entre outras, questões como a falta de estrutura tanto na escola quanto no método de ensino, as diferenças de prioridades e o abismo existente entre professores, alunos e governo.
O descaso que existe nas escolas públicas tem acarretado uma série de problemas gerados pela falta de estrutura nas escolas e no ensino público, onde os alunos ficam prejudicados pela falta de condições adequadas de aula e pelos problemas enfrentados diariamente para chegar às escolas, e na maioria das vezes não terem aulas. E os professores que se interessam em dar aula ficam desestimulados por causa do desinteresse de alguns alunos, que muitas vezes chegam até a agredir verbalmente o professor. E deste modo acabam prejudicando os alunos que buscam um futuro melhor.
É interessante quando a professora Celsa diz: “Falta importância sobre o papel do professor na sociedade... O professor perdeu a dignidade”. Esta impressão de falta de respeito que ela observa, é uma triste realidade muito comum, onde professores até aprovam alunos desinteressados até mesmo por questões burocráticas, e também por cansaço psicológico, como mostra no caso do aluno Douglas.
Enquanto nas escolas públicas os alunos com muitas dificuldades completam o ensino médio, no Colégio Santa Cruz, colégio de classe alta em São Paulo, os alunos ainda dentro de suas casas já são cobrados quanto à carreira que vão seguir. Por este motivo é usado um método de ensino mais exigente, que é aplicado por professores psicologicamente mais preparado para aplicar este método.
As diferenças são inúmeras, deste modo, há muitas coisas a serem esclarecidas.  O descaso do governo com o professor, a falta de estrutura não só nas escolas, como também no mercado de trabalho, como disse um aluno que não se identificou: “vai na escola,faz tudo certinho,  completa, faz alguns cursos, e na hora do emprego não tem”. 
Concordo com a professora Suzana, a escola pública realmente deve ser repensada, para que haja esperança de um futuro melhor para os jovens estudantes brasileiros, que são considerados como o futuro da nação, estudantes como Clécia, como Rita e como a talentosa Valéria que; “deveria ter uma péssima impressão da vida, se não fosse a paixão que tenho pela arte de viver”.

Grupo 04 - Cristiane, Germana, Robson eTaís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não aceitamos comentários ANÔNIMOS.