sexta-feira, 25 de março de 2011


DESEDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA CONTRADIÇÃO

O jornalista João Jardim iniciou a sua carreira no ano de 1982 atuando na área de publicidade e televisão. No ano de 2002 estreou como diretor com o longa-metragem “Janela da Alma”, bem aceito pelo público. E em 2006, com o documentário “Pro dia nascer feliz”,João Jardim deixou explícita as diferentes realidades da educação brasileira.

“Pro dia nascer feliz” tem como foco principal demonstrar os problemas que giram em torno da educação independentemente das classes sociais, evidenciando as diferenças regionais e econômicas.

Nas escolas públicas observou-se um fator em comum,gerador de todos os problemas,que corresponde a falta de participação familiar na vida acadêmica e pessoal dos alunos.Este detalhe ficou implícito,pois a idéia central do documentário é a desestruturação física do ambiente escolar,a falta de interesse em aprender dos alunos e,conseqüentemente,a má qualidade do ensino.Os pais não estimulam seus filhos a estudarem,não acreditando no seu potencial e atribuindo aos professores a responsabilidade de educá-los,tornando assim seu trabalho ainda mais complexo.

Já nas escolas particulares encontra-se uma situação oposta das escolas públicas,em que há uma boa estrutura física,um ensino de boa qualidade e a total participação dos pais.Enquanto na maioria das escolas públicas,os conflitos giram em torno do mundo ao redor dos alunos,tais como a violência,a criminalidade e as deficiências da estrutura escolar.Nessas escolas,os conflitos são internos,os alunos preocupam-se em organizar as suas idéias sobre quem são e como estão atuando no mundo.

Percebe-se,claramente,que independentemente das diferenças sociais e regionais,os problemas são inevitáveis,sendo evidenciado que a educação brasileira sofre uma grande deficiência,sem que haja uma intervenção ou uma colaboração contínua dos alunos,pais,professores e do estado,que deveria atuar como o principal agente da mudança que,incompreensivelmente,não estabelece uma estruturação educacional de qualidade mas sim de quantidade.

A obra leva o telespectador a adquirir uma visão diversificada e crítica das diferentes formas da educação brasileira. Indicado a professores, pedagogos,alunos, especialista e àqueles que vêem na educação um instrumento necessário ao desenvolvimento de uma sociedade.


Grupo 07

Bruna Galvão

Carla Larissa

Candido R.Ferreira Junior

Larissa Dias


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