terça-feira, 27 de setembro de 2011

A arte de ensinar.

    A prática de ensinar não se baseia apenas em professor e aluno, mas é algo que já pode ser considerado como característica humana. Como por exemplo, quando uma mãe ensina o seu filho a andar, acompanhando seus passos e seus tropeços. É assim também com um professor, que ao entrar em uma sala de aula começa a acompanhar os erros e acertos do aluno.
    A matéria Pratica de Ensino e o Professor de Química, vem no intuito de esclarecer as controvércias existentes entre os alunos e seus professores, desta forma mostrando as dificuldades e os prazeres em sala de aula. Portanto, para um bom desempenho nesse esclarecimento, atividades interativas foram de extrema importância, desta forma abordando várias opniões de um determinado assunto. Um exemplo para ser abordado, foi a utilização de um blog, no qual as atividades exercidas nas aulas eram postadas com o intuito de estender as discussões que eram iniciadas em sala de aula.
    Métodos como o citado a cima, proporcionam ao aluno, que brevemente se tornará um professor, que ideias não se restringuem, mas que podem ser expandidas, garantindo que não só apenas aquele publico-alvo tenha acesso ao tema que foi abordado e discutido, e sim outras pessoas sejam telespectadoras da questão de ensinar.
    No decorrer do semestre e da disciplina aprendi a me ver como professor e não apenas como aluno. Aprendi a interagir com meus colegas de turma, a levantar questões a serem discutidas. Vivenciei as dificuldades apresentadas no ensino brasileiro, e principalmente no público. Abordei opniões de alunos sobre novos métodos de ensino a serem analisados pelos professores de química. Enfim, aprendi que ser professor não é apenas saber ensinar, e sim saber ouvir, entender, é aprender, é cuidar, é acompanhar, e principalmente é amar o que faz. Sendo assim, acredito que educar é uma arte que criamos e admiramos por toda uma vida.


Jéssica Lopes Santos

2 comentários:

  1. Jéssica

    Seus comentários me fizeram sentir que meu objetivo foi alcançado e apesar de você detalhar tudo o que aprendeu (o que foi muita coisa), sinto que quem ganhou mais com tudo isso fui eu, que aprendi um pouco mais sobre como mexer com as ideias de vocês e como incentivar meus alunos a buscarem conhecimento.
    Lembra que o professor aprende enquanto ensina? Pois é! É por aí! rrssrsrrs
    Parabéns pelo desempenho, pela dedicação à disciplina e por não desistir diante dos osbtáculos que se apresentaram em seu caminho.
    Adorei nossa convivência durante todas essas sextas-feiras!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. aaaaaaaaaaaah Pró , muito obrigado! Também foi muito bom aprender com voce, e participar de suas aulas. E espero que em muitas outras matérias noos encontraremos. Enfim, as experiencias que vc me proporcionou foi muito importante, e é com imenso carinho que lhe agradeço. Beeeijos

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários ANÔNIMOS.