sexta-feira, 18 de março de 2011

Incentivo a leitura

Li um artigo que dizia que alunos da área de exatas tende a não terem atos pela leitura, achei super interessante, quando ele diz: "O ponto central que deveríamos ter em mente é: todos somos professores de leitura, independente da área e do nível de ensino." (Wilmo Ernesto Junior Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Com isso tive uma ideia: Poderíamos estar fazendo um projeto de leitura no nosso curso, seria da seguinte forma: para haver incentivo de leitura levaríamos para a sala de aula artigos, reportagens, poemas, mensagens, emfim o que despertasse o seu interesse em ler, pode ser ou não relacionado ao curso, e daí o aluno estaria dividindo esse conhecimento com a turma. Com isso estaria incentivando a leitura e acabando um pouco com a timidez (pra quem tem!).
É claro que isso seria de forma organizada, para não ocupar muito tempo da aula, selecionando 1 ou duas pessoas por aula, e isso também só será possível com a autorização e a aprovação da Profª Alcione Torres.
Acho que seria muito bom para nós " Futuros Químicos de sucesso"

Bjooos! :)

*Juscelia Pereira*

7 comentários:

  1. Juh, que bom que você leu esse artigo e escreveu esse post para nós. A minha ideia é fazer vocês lerem muito! Concordo com o autor do artigo e acho que os cursos de Exatas pecam muito por não incentivarem a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Tomara que seus colegas também tenham lido esse texto que enviei para vocês ontem.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a ideia. Super aprovado por mim. Gosto muito de ler, acho que seria realmente interessante abrir esse espaço na sala. Tipo, um momento de lazer, descontração. Se a professora Alcione aprovar e decidir inserir essa proposta em sala de aula, Juh deve ser a primeira a levar um texto para compartilhar com a sala, já que foi ela que deu a ideia. Beeeijos !! :)

    ResponderExcluir
  4. Acho interessante a ideia de separar um momento só para leitura, isso contribui muito para nosso desenvolvimento e amadurecimento das nossas ideias. Um texto, um pequeno comentário,uma reportagem, seja lá o que for, qualquer coisa que se possa ler e tenha envolvimento com assuntos que levam a discussões , principalmente para quem quer um profissional qualificado, dizendo melhor, um professor(nossa formação específica no momento), irá contribui bastante.
    -O mundo é feito de leitura. Ler-se tudo. Quem ler entende o mundo.-

    ResponderExcluir
  5. Também achei muito boa a idéia da nossa colega, pois na aula onde houve a discussão do filme Pro dia Nascer Feliz, pude perceber que alguns alunos estão muito tímidos, e a inserção da leitura na sala de aula através desses modelos propostos por Juscelia, possibilitará uma maior participação dos alunos nas discussões sobre os assuntos propostos.
    Conte com meu apoio, enquanto aluno para dar inicio a essa idéia.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Já que vocês gostaram tanto da ideia, vamos colocá-la em prática!
    Vou pensar aqui numa forma de viabilizarmos isso e converso com vocês depois, ok?

    ResponderExcluir

Não aceitamos comentários ANÔNIMOS.